×

Isenção para o Enem 2025 já pode ser solicitada por estudantes da rede estadual e bolsistas integrais

Isenção para o Enem 2025 já pode ser solicitada por estudantes da rede estadual e bolsistas integrais

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 já começou. Desde esta segunda-feira (14), estudantes da rede estadual de Mato Grosso, que estão finalizando o Ensino Médio ou cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA), podem fazer o pedido. O prazo segue até o dia 25 de abril, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A isenção é garantida a quem cursou todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral em instituições privadas. Também têm direito ao benefício alunos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e aqueles que participam do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), voltado ao incentivo da permanência dos jovens na escola.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) alerta que a solicitação da isenção não substitui a inscrição no Enem, que deverá ser feita posteriormente, dentro do prazo oficial de inscrição. O resultado da análise dos pedidos será divulgado em 12 de maio, com possibilidade de recurso entre 12 e 16 do mesmo mês. A resposta final está prevista para 22 de maio.

Justificativa de ausência também está liberada

No mesmo período da isenção, os estudantes que faltaram aos dois dias de prova do Enem 2024 e desejam tentar nova isenção em 2025 devem justificar a ausência. A justificativa também deve ser feita entre 14 e 25 de abril, com documentação comprobatória válida.

Pré-Enem Digit@l MT avança com novas ferramentas e interatividade

Paralelamente, a preparação para o Enem já está em andamento na rede estadual. O Pré-Enem Digit@l MT, programa gratuito coordenado pelo Governo do Estado, conta com mais de 25 mil estudantes inscritos, oferecendo apoio completo para quem vai encarar a maratona de provas do exame.

Com aulas híbridas – presenciais e online, o projeto é desenvolvido por meio da plataforma da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), além de parcerias com outras plataformas educacionais. O conteúdo é elaborado e ministrado por professores da rede estadual, especialmente selecionados para a iniciativa.

Além de aulões preparatórios e simulados, que já se tornaram tradição, a edição 2025 traz novidades interativas, como:

  • Pílulas de conhecimento com dicas específicas do Enem;
  • Sessões “Fato ou Fake” com foco no pensamento científico e combate à desinformação;
  • Jogos educativos;
  • Oficinas de redação;
  • E outras ações paralelas às aulas regulares.

Todos os estudantes participantes recebem material exclusivo com exercícios e simulados para se prepararem entre abril e novembro.

As ações do Pré-Enem Digit@l MT estão distribuídas em 13 municípios polo, garantindo acesso a estudantes de diversas regiões do estado. São eles: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

A Seduc reforça que essa é uma oportunidade fundamental para que estudantes da rede pública ingressem no ensino superior com mais preparação e confiança.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário