×

6º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes promete aquecer a economia e cultura local

6º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes promete aquecer a economia e cultura local

O 6º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, localizado às margens da rodovia MT-251, foi oficialmente lançado nesta quinta-feira (17), com a presença do prefeito Abilio Brunini. Durante o evento, o prefeito ressaltou a importância dessa tradicional festa para o turismo local e o fomento à cultura e gastronomia da região.

“Esse festival é um marco para nossa comunidade. Ele não só celebra nossa culinária típica, mas também atrai visitantes para conhecer a Comunidade Rio dos Peixes, um lugar essencial para nós”, destacou Brunini. O festival, que acontece de 18 a 21 de abril, promete atrair moradores e turistas para delícias típicas à base de milho, atrações culturais e música.

O prefeito convidou todos a prestigiar o evento e destacou a diversidade de opções para os visitantes. “São mais de 10 tipos de pamonhas, além de curaus e pratos típicos que refletem nossa tradição. É uma ótima opção para quem vai para a Chapada dos Guimarães ou Manso. Se não for, venha diretamente para cá. Com certeza você vai adorar”, afirmou.

Em relação ao futuro do festival, o prefeito Abilio Brunini planeja um evento ainda maior para o próximo ano. “Estamos buscando apoio dos deputados para ampliar a estrutura e tornar o evento permanente. Queremos criar um local fixo, onde além do festival, possamos realizar diversas outras atividades culturais durante o ano”, explicou.

A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil, acompanhada pelas vereadoras Michelly Alencar, Dilemário Alencar e Ilde Taques, também esteve presente e ressaltou o impacto econômico do evento para os pequenos empreendedores da região. “Convidamos a população a visitar o festival e apoiar o comércio local, impulsionando a economia da área”, afirmou Paula Calil.

Além das tradicionais pamonhas e curaus, os visitantes podem saborear bolo de milho, caldos, milho cozido, pamonha de jiló com linguiça apimentada e queijo, chica doida, cuscuz pantaneiro, entre outras iguarias. Para complementar, há ainda opções de batata frita, churrasco grego, espetinhos e Maria Isabel.

Neste feriado da Paixão de Cristo, os visitantes também poderão saborear peixe frito, mantendo a tradição da data. Ao todo, 56 pontos de venda foram montados entre barracas e comércios à beira da rodovia. A expectativa é que o evento ultrapasse o recorde de 40 toneladas de milho utilizadas em 2024, impactando diretamente a renda das famílias da região.

A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur) informou que o evento conta com o apoio de várias entidades, como as secretarias municipais, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) e a Solar Coca-Cola.

Quanto às atrações musicais, o festival contará com shows para todos os gostos. Na sexta-feira (18), o cantor sertanejo Rômulo Costa se apresenta às 15h. No sábado (19), o grupo de dança Flor Serrana se apresenta às 17h. Já no domingo (20), a partir das 17h, será a vez do Thiago Maia e banda, com muito Pop Rock. O festival será encerrado na segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, com o show do The Xomanos, trazendo os clássicos do Pop Rock.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário