A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) implantou, na tarde desta sexta-feira (14.03), o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para Arboviroses e Vírus Respiratórios (COE-ArboVR). Esse núcleo terá a responsabilidade de acompanhar a evolução da situação epidemiológica no estado e coordenar as ações necessárias para enfrentar os desafios relacionados ao tema.
O objetivo do COE é promover a educação entre gestores de diferentes setores, atualizando a resposta a emergências relacionadas a arboviroses e vírus respiratórios.
“O COE representa uma iniciativa técnica e de gestão que reúne diversas instituições e órgãos para tornar mais eficaz o enfrentamento de doenças como dengue e chikungunya em Mato Grosso, além de algumas síndromes respiratórias. A meta é unir esforços para garantir ações mais assertivas e ágeis na prevenção e mitigação desses problemas”, destacou o secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo.
Além das equipes e departamentos da SES, o Centro de Operações conta com a participação de diversas entidades, como o Ministério Público Estadual, o Conselho Estadual de Saúde (CES), o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), o Hospital Universitário Júlio Muller, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato. Grosso.
Os secretários municipais de Saúde de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Sorriso e Cáceres também integram o COE.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, ressaltou a relevância da participação de todas as instituições envolvidas no Centro de Operações.
“A colaboração entre essas entidades é fundamental neste momento, diante da atual emergência em Saúde Pública. Esse é o espaço onde podemos dialogar, buscar soluções e resolver desafios enfrentados na área da saúde. Aqui, todos os participantes podem trocar ideias e chegar a decisões concretas para beneficiar a população”, afirmou.
As reuniões do COE estão programadas para ocorrer quinzenalmente ou conforme a necessidade das instituições que fazem parte do grupo.
Share this content:
Publicar comentário