As unidades do Sistema Socioeducativo da Secretaria de Estado de Justiça agora contam com o reforço do Vigia Mais MT , programa de videomonitoramento da Secretaria de Estado de Segurança Pública. A iniciativa amplia a vigilância eletrônica nas unidades de internação e projetos externos, fortalecendo o controle e a segurança nesses espaços.
Capacitação para agentes
Na última quarta-feira (19), 20 agentes socioeducativos concluíram um curso especializado em noções básicas de rede e CFTV, que os habilita a operar o novo sistema de videomonitoramento. Durante a capacitação, os profissionais participaram da instalação de 14 câmeras fixas e duas câmeras Speed Dome , além da modernização da infraestrutura de controle e armazenamento das imagens. O treinamento foi prolongado por dois servidores do Sistema Socioeducativo com certificação na área.
Expansão da vigilância
A secretária adjunta do Sistema Socioeducativo e Política sobre Drogas, Lenice Silva , destacou que, em Cuiabá, as câmeras já estão em funcionamento nos centros de atendimento masculino e feminino do antigo Complexo Pomeri , além do projeto Equoterapia na Medida , no bairro Carumbé. No interior, o sistema já opera no Centro Socioeducativo de Barra do Garças , a próxima unidade a receber os equipamentos será em Sinop .
Todas as imagens captadas são monitoradas em tempo real pela equipe do Sistema Socioeducativo e também enviadas para a central do Vigia Mais MT , de forma cooperativa do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) .
Segurança reforçada em Mato Grosso
Criado em março de 2023, o Vigia Mais MT já implantou 15 mil câmeras em diversas localidades do estado, utilizando equipamentos de ponta como câmeras OCR, Speed Dome e fixas . A expectativa do programa é reduzir os índices de criminalidade em até 40% nos municípios que contam com a tecnologia.
Share this content:
Publicar comentário