A 1ª Convenção de Secretários Escolares de Mato Grosso, realizada nesta quinta-feira (20), em Cuiabá, reforçou a ambiciosa meta da educação estadual: levar a rede pública ao ranking dos cinco melhores do país até 2026. O objetivo foi reafirmado pelo secretário de Educação, Alan Porto, que ressaltou a qualidade dos profissionais como peça-chave para esse avanço.
“Estamos trabalhando para que Mato Grosso salte da oitava para a quinta posição no ensino médio nacional. Acredito que vamos alcançar essa meta porque temos os melhores profissionais do Brasil”, afirmou.
Promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o evento reuniu secretários escolares, diretores regionais e coordenadores das áreas de gestão, formação e recursos humanos. Segundo Alan Porto, a convenção foi um espaço estratégico para troca de experiências e aprimoramento das práticas educacionais.
“Este é um momento para compartilharmos conhecimento e fortalecermos nossas escolas, tornando as salas de aula ambientes de excelência”, destacou o secretário.
Além dos debates sobre gestão e eficiência, os participantes trabalharam na formulação e validação de processos administrativos, atendendo às demandas dos Técnicos Administrativos Escolares (TAEs) e secretários.
Para Nilton Zancanaro, secretário da Escola Estadual Cívico-Militar de Cáceres, o evento foi uma oportunidade para ajustes necessários na rotina escolar. “Tivemos espaço para sugerir mudanças e fomos ouvidos, o que é fundamental para o nosso dia a dia”, afirmou.
Já Fernanda Alves da Silva Teles, secretária da Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, de Colíder, destacou que a convenção trouxe soluções práticas para a agilidade do trabalho nas unidades escolares. “As discussões focamos na melhoria da nossa rotina. Agora, teremos mais agilidade e eficiência”, avaliou.
Além das pautas técnicas, o evento também conta com atividades integrativas externas ao bem-estar dos participantes e à melhoria do ambiente de trabalho.
Como resultado da convenção, foi elaborado um Procedimento Operacional Padrão (POP) para padronizar e agilizar os processos administrativos das 628 escolas da rede estadual.
Share this content:
Publicar comentário