O bairro Dom Aquino, em Cuiabá, agora conta com um importante reforço na segurança pública: a instalação de câmeras do programa Vigia Mais MT no tradicional Bar do Jarbas. O estabelecimento recebeu cinco equipamentos de monitoramento por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).
O proprietário do bar, Gilbert Lawermom Borges, que recebe cerca de 800 clientes por fim de semana, destaca que o sistema traz mais tranquilidade tanto para os frequentadores quanto para os moradores da região.
“Agora, quem vem ao bar sabe que há monitoramento em tempo real, conectado diretamente com a polícia. Isso aumenta a sensação de segurança e inibe ações criminosas”, ressaltou Borges.
Monitoramento em tempo real
As câmeras foram posicionadas estrategicamente para cobrir vias públicas e áreas de grande circulação, conforme estabelecido no decreto que rege o programa. Todas já estão integradas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), permitindo o acompanhamento contínuo pela polícia.
O secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Fernando Augustinho, explica que o bairro possui um alto fluxo de pessoas, especialmente nas áreas externas de bares e restaurantes.
“Com as câmeras, garantimos um ambiente mais seguro tanto para quem aguarda para entrar no bar quanto para quem está deixando o local à noite. Além disso, o monitoramento auxilia na segurança de toda a vizinhança”, destacou o coronel.
Parceria público-privada na segurança
O programa Vigia Mais MT permite que prefeituras e entidades privadas—como empresas, associações e conselhos comunitários—aderiram ao sistema por meio de termos de cooperação.
Criado há dois anos, o projeto já foi implantado em 127 municípios de Mato Grosso. O Governo do Estado fornece os equipamentos sem custo, incluindo câmeras, nobreaks, switches e armários, enquanto os parceiros assumem as despesas de instalação e manutenção.
Para mais informações, acesse AQUI.
Share this content:
Publicar comentário