Com o objetivo de avançar na implantação do Sistema BRT (Bus Rapid Transit) na Região Metropolitana de Cuiabá, o Governo de Mato Grosso irá lançar, nesta quinta-feira (10), o primeiro edital de contratação pública voltado à retomada das obras. A publicação será oficializada no Diário Oficial do Estado e marca uma nova fase na reestruturação da mobilidade urbana nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.
A licitação será realizada por dispensa eletrônica, com empresas participantes previamente cadastradas no Sistema de Aquisições Governamentais (Siag). Vencerá o processo a empresa que oferecer o menor valor, com disputa aberta de lances prevista para o dia 30 de abril. A contratada ficará responsável tanto pela execução da obra quanto pela elaboração dos projetos básicos e executivos.
Primeira frente de obras contempla ligação Várzea Grande – CPA
O primeiro trecho a ser executado abrange a finalização da infraestrutura em Várzea Grande e o início da urbanização no lado de Cuiabá, especificamente entre a ponte Júlio Müller e a sede da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Esta etapa está orçada em R$ 121,3 milhões, valor que inclui não apenas as obras estruturais, mas também a implantação de iluminação pública e serviços de paisagismo.
O cronograma prevê que todos os serviços contratados nesta etapa sejam concluídos em até 180 dias após a ordem de serviço.
Trechos complementares e futuras licitações
O Governo do Estado também informou que a parte que conecta a região do Coxipó até o centro da capital será objeto de um processo licitatório separado, assim como a construção de terminais, estações e demais serviços complementares do sistema BRT.
Consórcio BRT segue com frentes de obras em andamento
Enquanto isso, o Consórcio BRT, responsável por outra frente da implantação do sistema, segue com as obras de adequação e pavimentação nas Avenidas da FEB (em Várzea Grande) e CPA (em Cuiabá), até a altura do Crea. O prazo contratual para a conclusão dessas intervenções é de 150 dias.
Com essas ações, o Governo de Mato Grosso reforça seu compromisso em modernizar o transporte público e promover mais fluidez, conforto e eficiência na mobilidade urbana da região metropolitana. O BRT, uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no estado, promete transformar o deslocamento diário de milhares de cidadãos.
Share this content:
Publicar comentário