×

Governo republica edital do BRT com inclusão de obras de drenagem na Avenida Prainha

Governo republica edital do BRT com inclusão de obras de drenagem na Avenida Prainha

Em mais um passo importante rumo à modernização da mobilidade urbana na região metropolitana, o Governo de Mato Grosso republicou nesta terça-feira (15) o edital de contratação das obras do Sistema BRT (Bus Rapid Transit) para atender Cuiabá e Várzea Grande. A atualização, publicada em edição extra do Diário Oficial, inclui agora as obras de drenagem na Avenida Prainha, um ponto crítico da capital conhecido pelos recorrentes alagamentos.

A inclusão da drenagem foi determinada pelo governador Mauro Mendes, que reforçou o compromisso de entregar à população um sistema de transporte eficiente e seguro, sem os problemas crônicos que afetam algumas vias de Cuiabá.

Com a readequação do projeto, o valor estimado do contrato passou para R$ 156.736.162,08. O prazo previsto para a conclusão das obras é de 180 dias após a assinatura da ordem de serviço. A concorrência pública será realizada no formato de disputa eletrônica por menor preço, com abertura marcada para o dia 5 de maio, às 14h, no Sistema de Aquisições Governamentais (Siag).

Escopo da obra

A empresa vencedora será responsável não apenas pela execução da obra, mas também pela elaboração dos projetos básicos e executivos do trecho que liga Várzea Grande ao bairro CPA, em Cuiabá. O escopo contempla:

  • Conclusão dos serviços em Várzea Grande
  • Implantação de infraestrutura no trecho entre a Ponte Júlio Müller e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz)
  • Instalação de sistemas de drenagem, iluminação pública e paisagismo

Próximas fases e novas licitações

Além desse pacote, o Governo já planeja novas licitações para trechos complementares do BRT. Estão previstas contratações futuras para a ligação entre o bairro Coxipó e o centro de Cuiabá, bem como a implantação das estações, terminais e outros serviços estruturais do sistema. A ideia é viabilizar o projeto de forma integrada, mas com execuções distintas para otimizar prazos e recursos.

Obras em andamento

Enquanto isso, o Consórcio BRT, já contratado em etapa anterior, continua com os trabalhos de infraestrutura nas avenidas da FEB (Várzea Grande) e CPA (Cuiabá), com intervenções que seguem até o prédio do Crea-MT. A previsão contratual para a entrega dessas frentes de obra é de 150 dias.

O Sistema BRT é uma das principais apostas do Governo do Estado para transformar o transporte coletivo da região metropolitana, promovendo mais fluidez no trânsito, conforto aos usuários e maior eficiência no deslocamento urbano.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário