Uma motocicleta com mais de R$ 55 mil em multas e 229 infrações acumuladas foi apreendida na noite desta terça-feira (15), durante a 29ª edição da Operação Lei Seca, realizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, no bairro São José, em Cuiabá. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e reuniu diversas forças de segurança.
O condutor do veículo, que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), circulava com a moto registrada em nome de outra pessoa. O modelo CG 150, ano 2007, possuía um histórico alarmante de infrações: 157 autuações por excesso de velocidade, 61 por avanço de sinal vermelho e outras 11 por diferentes irregularidades.
Além desse caso extremo, outras 44 motocicletas foram removidas ao pátio por irregularidades diversas. No total, 108 autos de infração foram lavrados, com destaque para casos de ausência de habilitação, condução de veículos não licenciados e alterações ilegais no sistema de iluminação.
Durante a operação, também foram realizados 226 testes de alcoolemia, que desta vez não resultaram em prisões por embriaguez ao volante. Ao todo, 226 veículos foram abordados, dos quais 70 foram autuados por diversas infrações.
A Operação Lei Seca é uma iniciativa permanente da Sesp, executada com apoio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e participação efetiva da Polícia Militar, Polícia Civil (por meio da Deletran), Detran, Semob, Politec, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e o Sistema Socioeducativo.
Foco em motocicletas
Esta edição da operação foi direcionada exclusivamente à fiscalização de motocicletas, refletindo a preocupação das autoridades com o alto índice de acidentes envolvendo esse tipo de veículo. Por serem mais vulneráveis no trânsito, tanto pela exposição física quanto pelas práticas de risco de muitos condutores, os motociclistas estão entre as principais vítimas de sinistros urbanos.
As forças de segurança reforçam que as ações visam não apenas a aplicação da lei, mas a preservação de vidas. Segundo especialistas, a fiscalização rigorosa é uma das ferramentas mais eficazes na prevenção de acidentes e na promoção de um trânsito mais seguro e responsável.
Novas edições da operação já estão previstas para os próximos dias, com foco contínuo na redução de infrações e na valorização da vida no trânsito.
Share this content:
Publicar comentário