×

Meninas do Siminina vivenciam dia especial com visita ao Aquário Municipal e programação cultural

Meninas do Siminina vivenciam dia especial com visita ao Aquário Municipal e programação cultural

Uma terça-feira diferente e repleta de aprendizado marcou a vida de 240 meninas do Programa Siminina, que participaram de uma visita especial ao Aquário Municipal Justino Malheiros, em Cuiabá. A ação, promovida pela primeira-dama e vereadora Samantha Iris, faz parte da programação comemorativa ao aniversário da capital e promete contemplar todas as 16 unidades do projeto social até a próxima semana.

A atividade teve início com a participação das unidades dos bairros Capão do Gama, Novo Colorado e do Distrito do Sucuri. Ao longo dos próximos dias, as demais unidades também realizarão o passeio, que proporciona contato com a fauna aquática e promove o conhecimento ambiental entre as crianças de 6 a 14 anos que integram o programa.

Durante a visita, Samantha Iris também distribuiu lembranças de Páscoa às meninas e as conduziu para conhecer o Sansão Gigante, uma instalação artística que está em exibição até o dia 21 de abril em frente ao Museu do Rio. A vereadora destacou a importância de criar momentos como esse para meninas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

“Esse tipo de ação vai muito além de um simples passeio. É uma oportunidade de aprendizado, de lazer e de ampliar horizontes. Queremos que cada uma dessas meninas conheça mais da nossa cidade, se sinta pertencente a ela e descubra que é possível sonhar e alcançar”, afirmou Samantha Iris. Ela também reforçou o interesse em firmar novas parcerias que permitam expandir os roteiros culturais e turísticos oferecidos pelo Siminina.

Educação ambiental e inclusão

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, destacou que o Aquário Municipal está de portas abertas para a população, e que visitas agendadas com grupos como o do Siminina são essenciais para democratizar o acesso ao conhecimento.

“O aquário vai além do entretenimento. É um instrumento de educação ambiental. Nossos biólogos explicam cada detalhe dos habitats e da importância da preservação das espécies”, explicou o secretário. Atualmente, o local abriga mais de 600 peixes, divididos em aproximadamente 22 espécies, organizadas nos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado. Desde que o prefeito Abilio Brunini determinou a gratuidade da entrada, mais de 150 pessoas já passaram pelo espaço, número que deve crescer com as novas agendas escolares e sociais.

Emoção e gratidão

A coordenadora do Siminina, Ivete Carneiro, se emocionou ao relatar a reação das meninas durante o passeio. Segundo ela, a maioria das famílias não teria condições de arcar com os custos de um passeio como esse, e a atuação do poder público se mostra fundamental.

“Só hoje trouxemos dois grupos, um com 122 meninas pela manhã e outro com 118 agora à tarde. Amanhã tem mais, e seguimos na próxima semana. Ver a alegria delas, o encantamento, é algo que nos motiva a continuar. Essas experiências ficam na memória e impactam o futuro delas”, declarou Ivete.

O Programa Siminina é referência na capital por oferecer acolhimento, orientação e formação cidadã para meninas em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão social, educação e valores. A visita ao aquário se soma a outras atividades que reforçam a missão do projeto: transformar realidades por meio do cuidado e da oportunidade.

A programação especial segue até o fim do mês e integra as ações em comemoração aos 305 anos de Cuiabá.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário