×

Defesa Civil de Cuiabá em alerta para possíveis chuvas fortes durante o final de semana

Defesa Civil de Cuiabá em alerta para possíveis chuvas fortes durante o final de semana

Com a previsão de um final de semana chuvoso em Cuiabá, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil Municipal está em alerta e preparada para atender eventuais emergências. A expectativa para esta sexta-feira (18), feriado da Paixão de Cristo, é de chuvas e trovoadas isoladas. Já no sábado (19), a chuva deverá ser mais pontual, e no domingo (20), as pancadas de chuva com trovoadas devem retornar. A temperatura variará entre 22ºC (mínima) e 33ºC (máxima) durante os próximos dias.

O secretário municipal de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, reforçou que a equipe estará de prontidão 24 horas por dia e em constante comunicação com servidores de outras secretarias para garantir o apoio necessário ao atendimento. “Nossas viaturas e agentes estarão prontos para agir. Se for necessário, sairemos com quatro viaturas e todos os profissionais mobilizados”, afirmou o secretário.

Além disso, cada secretaria do município designou servidores para manter plantão em caso de ocorrências relacionadas aos temporais. A Secretaria de Assistência Social ficará encarregada de acolher desabrigados, enquanto as secretarias de Ordem Pública e Segurança Pública atuarão caso haja necessidade de intervenção. As secretarias de Obras e Limpurb serão responsáveis pela limpeza e interdição de áreas que apresentarem riscos.

O município já tem espaços adequados para abrigar a população em caso de necessidade, como ginásios esportivos e centros comunitários. Até o momento, esses locais não foram ocupados, mas continuam preparados para qualquer situação.

Chuvas fortes já causaram transtornos

Na terça-feira (15), chuvas intensas causaram alagamentos nas três principais avenidas de Cuiabá: CPA, Prainha e Carmindo de Campos. A Defesa Civil também atendeu ocorrências no bairro Santa Cruz e no Pedregal, onde uma residência foi completamente alagada na Rua Rosário Oeste. No entanto, os córregos da cidade, apesar de terem ficado cheios, não transbordaram, evitando grandes intercorrências.

Em 8 de abril, uma forte chuva provocou alagamentos e desabamentos em diversas regiões da capital, resultando em 71 chamados para a Defesa Civil. Em parceria com o CIOSP, as equipes atenderam 41 bairros, com especial foco nas áreas próximas aos córregos Gambá e Barbado. A atuação rápida das equipes foi fundamental para evitar maiores danos à população.

Ações preventivas e apoio às vítimas

Enquanto o município segue em alerta para as chuvas, a Defesa Civil mantém seu atendimento emergencial, enquanto as secretarias de Obras e Limpurb continuam o trabalho de limpeza e manutenção dos bueiros e sistemas de drenagem. Além disso, a prefeitura realiza estudos e projetos estruturantes, com foco em soluções preventivas a longo prazo, principalmente nas áreas mais vulneráveis, próximas aos córregos.

A Secretaria de Assistência Social já cadastrou mais de 50 famílias para receber o auxílio emergencial no valor de R$ 1 mil, destinado às vítimas das chuvas. Desde o início do ano, três repasses já foram realizados, beneficiando cerca de 100 famílias. A previsão é atender até 300 famílias, conforme a demanda que surgir.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário