×

Secretária de Saúde de Cuiabá visita unidades de saúde para avaliar obras paralisadas e planejar retomada

Secretária de Saúde de Cuiabá visita unidades de saúde para avaliar obras paralisadas e planejar retomada

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, realizou nesta quinta-feira (17) uma visita técnica e de vistoria a duas unidades de saúde cruciais para a região do bairro Planalto: a antiga Policlínica do Planalto e a Unidade Básica de Saúde (UBS) local. A agenda também contou com a presença do deputado estadual Elizeu Nascimento, do vereador Cezinha Nascimento, e das secretárias adjuntas de Atenção Primária, Catarina Célia, e de Atenção Especializada, Suzana Gutierrez.

O objetivo da visita foi avaliar a situação das obras, que estão paralisadas, e traçar estratégias para retomar e concluir as reformas. De acordo com a secretária, as duas unidades são essenciais para atender a população da região, que conta com mais de 12 mil habitantes.

“Graças ao empenho do deputado Elizeu, conseguimos a verba necessária para finalizar essas obras. O intuito dele sempre foi garantir o término dessas unidades. Hoje, viemos verificar o que pode ser feito de imediato. A UBS atual, funcionando em um centro comunitário de forma improvisada, suporta apenas uma equipe da Saúde da Família, o que é insuficiente para a demanda da população. É urgente finalizar o Centro de Saúde e planejar adequadamente o funcionamento da antiga Policlínica, que será transformada em um Centro de Especialidades e Reabilitação”, explicou Lúcia Helena.

A secretária também destacou que a estrutura da odontologia, que integra o complexo da Policlínica, está praticamente concluída, faltando apenas a instalação das cadeiras odontológicas, que já foram adquiridas, e a mobiliação necessária. Sobre o investimento disponibilizado pelo deputado, ela informou que o valor inicial é de R$ 1 milhão, com possibilidade de complementação.

“O deputado Elizeu já liberou um milhão de reais e, após nossa conversa, ele se comprometeu a buscar mais recursos, cerca de R$ 800 mil. Acreditamos que esse valor será suficiente para concluir o Centro de Saúde e parte do Centro de Especialidades. O Centro Especializado em Reabilitação (CER), por conta da sua estrutura e equipamentos mais complexos, exigirá um investimento maior”, detalhou a secretária.

Na visão do deputado Elizeu Nascimento, a reunião e a visita foram muito produtivas, destacando a abertura da gestão para atender demandas históricas da vigilância sanitária e da saúde pública em geral.

Durante o percurso pelas instalações das unidades, a comitiva avaliou o andamento das obras. Segundo a secretária Lúcia Helena, o Centro de Saúde está com cerca de 70% de sua estrutura pronta, enquanto a Policlínica precisa apenas de acabamentos e da definição das estruturas e serviços que serão implementados.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário