Em uma noite marcada pela emoção e reconhecimento, a Polícia Militar de Mato Grosso promoveu 1.058 militares durante uma solenidade histórica realizada nesta quarta-feira (23), na Arena Pantanal, em Cuiabá. Esta é a maior cerimônia de promoção da corporação nos últimos cinco anos, superada apenas pelo evento de 2019, quando 1.124 policiais foram promovidos – também durante a gestão do atual governador, Mauro Mendes.
O evento, que prestou homenagem ao patrono das polícias militares do Brasil, Tiradentes, contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, entre elas o governador, que celebrou o momento e destacou a importância da nova Lei Orgânica da Polícia Militar, sancionada recentemente. A legislação garantiu mais vagas para ascensão na carreira e instituiu o abono de permanência, contribuindo diretamente para o número expressivo de promovidos.
“É um orgulho muito grande vivenciar, mais uma vez como governador, um momento tão simbólico para a segurança pública. Esses homens e mulheres arriscam suas vidas diariamente e hoje recebem o reconhecimento merecido por sua dedicação. Reformamos a legislação justamente para permitir que mais policiais pudessem evoluir em suas carreiras e continuar servindo com excelência em todos os 142 municípios de Mato Grosso”, afirmou Mauro Mendes.
O comandante-geral da PM, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tonico, também destacou a importância da promoção para o fortalecimento da corporação e valorização dos profissionais. “Esse é um dia de celebração para toda a tropa. A ascensão na carreira é uma motivação a mais para nossos policiais seguirem se dedicando com empenho. É o reconhecimento pelo esforço e um passo essencial para o fortalecimento da segurança pública”, declarou.
Durante a cerimônia, foram oficializadas as promoções de:
- 136 policiais ao posto de cabo
- 300 militares para terceiro-sargento
- 10 policiais como segundo-sargento
- 291 militares promovidos a primeiro-sargento
- 200 militares alcançaram o posto de subtenente, o mais alto entre os praças
- 24 oficiais foram promovidos a major
- 30 cadetes da 22ª turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) ingressaram no ano final da formação
O coronel Tonico também ressaltou os investimentos realizados pelo Estado em equipamentos, treinamentos e infraestrutura, que vêm fortalecendo a atuação da PM no combate ao crime. “Estamos mais preparados para enfrentar as ameaças do crime organizado e garantir a segurança da população, com tecnologia, capacitação e efetivo valorizado”, completou.
A solenidade reuniu ainda representantes do Poder Judiciário, do Legislativo, além de autoridades civis e militares, como o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Zuquim, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, e o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Héverton Mourett.
A noite foi de reconhecimento, avanço institucional e reforço ao compromisso com a segurança dos mato-grossenses.
Share this content:
Publicar comentário