A gratuidade no transporte coletivo de Cuiabá, que ocorreu durante o feriado do Dia do Trabalhador, em 1° de maio, e no último domingo (4), beneficiou mais de 56 mil pessoas. A medida é fruto da Lei 7.248, sancionada pelo prefeito Abílio Brunini em 29 de abril, que garante tarifa zero para o transporte coletivo aos domingos e feriados, conforme decreto.
No domingo (4), 28.671 pessoas aproveitaram a passagem gratuita, segundo dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). O número superou em 949 passagens o feriado de 1° de maio, quando a Tarifa Zero também foi implementada. No total, o mês de maio já registra 56.393 passagens gratuitas.
A nova legislação tem como objetivo incentivar a participação da população em atividades de lazer, como visitas a parques, pontos culturais e atrações turísticas da cidade, promovendo mais inclusão social. “Essa medida fortalece o compromisso da administração municipal com a mobilidade acessível e a promoção da cidadania, oferecendo oportunidade a todos, independentemente da condição financeira”, destacou a vice-prefeita e secretária da Semob, coronel Vânia Rosa.
Para o prefeito Abílio Brunini, os resultados refletem uma gestão responsável, que tem priorizado a economia e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. “Estamos cumprindo nossos compromissos com a redução das dívidas, o que nos permite investir em mais projetos que beneficiem a população”, afirmou.
No Dia do Trabalhador, o prefeito Abílio Brunini, acompanhado pela primeira-dama e vereadora Samantha Iris e vereadores, percorreu de ônibus o trajeto entre o Centro e o bairro Tijucal, conversando com passageiros que, muitos deles, não estavam cientes da gratuidade. A novidade gerou entusiasmo, especialmente entre os pais que viram uma oportunidade de passear com os filhos.
Cartão Transporte
A Tarifa Zero é válida exclusivamente para Cuiabá e não se aplica ao transporte intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande. Para usufruir do benefício, é necessário ter o cartão transporte, que pode ser solicitado pelo site da AMTU, nas cabines da MTU, terminais de transporte ou com monitores identificados.
Share this content:
Publicar comentário