Durante todo o mês de maio, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES) está promovendo uma grande mobilização com mais de 50 atividades em diversas regiões do estado, em alusão ao “Maio Branco”, campanha voltada à valorização do aleitamento materno, doação de leite humano e cuidados com recém-nascidos. A iniciativa destaca três datas importantes: o Dia Internacional de Sensibilização do Método Canguru (15/05), o Dia Mundial da Doação de Leite Humano (19/05) e o Dia Mundial de Proteção da Amamentação (21/05).
Com a participação de 10 Secretarias Municipais de Saúde, 19 UBSs, sete hospitais, dois Bancos de Leite Humano (BLHs), além do Hospital Universitário Júlio Muller e da UFMT, as ações irão abranger várias frentes de conscientização e mobilização comunitária.
Entre os destaques da programação estão:
- 26 rodas de conversa
- 10 campanhas de doação de leite humano
- 7 atividades de conscientização sobre o Método Canguru
- 4 palestras voltadas a gestantes e puérperas
- 2 visitas a estabelecimentos comerciais com foco na legislação NBCAL
- Ações educativas em salas de espera e oficinas sobre cuidados com o bebê
- Seminários, webinars, mamaços e plantio do ipê-amarelo, símbolo da amamentação em MT
A capital do movimento será Sinop, com 17 eventos programados, seguida por Cuiabá, com 8 ações. Outras cidades como Rondonópolis, Tangará da Serra, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Confresa também serão contempladas.
Além da intensa programação, o fomento à coleta de frascos de vidro com tampa plástica para os bancos de leite também está entre as prioridades da campanha. Esses frascos são essenciais para armazenar leite humano doado com segurança.
Para a coordenadora da área, Rosiene Pires, a campanha busca integrar diferentes setores e territórios em uma ação conjunta em defesa do aleitamento materno, fortalecendo também os compromissos assumidos com a Agenda 2030 da ONU, que estabelece metas de desenvolvimento sustentável.
Já o técnico da SES, Rodrigo Carvalho, reforça que as ações também têm foco na proteção contra práticas abusivas de comercialização de alimentos para bebês e na promoção de cuidados especiais aos recém-nascidos prematuros, por meio do Método Canguru — técnica que promove o contato pele a pele do bebê com seus pais, com benefícios diretos na estabilização da saúde dos pequenos.
O “Maio Branco” é mais do que uma campanha: é um chamado coletivo à consciência, cuidado e empatia com a primeira infância, mães e famílias em toda a rede pública de saúde do estado.
Share this content:
Publicar comentário