Com baixa adesão até o momento, estado intensifica campanha para proteger população antes do inverno
Neste sábado (10 de maio), o estado de Mato Grosso participa do Dia D da campanha nacional de vacinação contra a influenza, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários antes da chegada do inverno — período em que a circulação de vírus respiratórios se intensifica.
Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 14,39% do público-alvo foi imunizado até agora no estado, acendendo o alerta entre as autoridades de saúde. Para reforçar a campanha, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) já distribuiu 845.920 doses da vacina aos municípios, que têm autonomia para organizar suas estratégias de aplicação, sempre dentro das diretrizes nacionais. Em Cuiabá, a vacinação estará disponível normalmente neste sábado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Quem deve se vacinar
A campanha tem como foco as pessoas dos grupos estratégicos, que incluem:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Idosos com 60 anos ou mais
- Gestantes e puérperas
- Povos indígenas e quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da saúde, educação, forças de segurança, salvamento e forças armadas
- Pessoas com deficiência permanente ou doenças crônicas não transmissíveis
- Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portos e Correios
- População privada de liberdade e seus custodiantes
Imunização é fundamental para evitar complicações
A vacina distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra três variantes do vírus da gripe, sendo uma das formas mais eficazes de prevenir infecções graves, hospitalizações e mortes. O imunizante estimula a produção de anticorpos específicos, reforçando a resposta imunológica do organismo.
Diante do aumento na procura por atendimento médico devido a doenças respiratórias, a SES alerta sobre a importância do engajamento da população e dos gestores municipais para reverter o cenário preocupante da baixa cobertura. UBSs e UPAs têm enfrentado lotação, o que poderia ser amenizado com uma maior adesão à vacinação.
Vacinas salvam vidas
A superintendência de Vigilância em Saúde da SES, através de Alessandra Moraes, reforça que a vacina é segura, gratuita e essencial, especialmente para os grupos mais vulneráveis.
Neste Dia D, a orientação é clara: procure a UBS mais próxima e se imunize. A mobilização é uma oportunidade para que todos que fazem parte dos públicos prioritários garantam sua proteção antes do auge das infecções respiratórias, que se intensificam com a queda das temperaturas.
Share this content:
Publicar comentário