Em um passo importante para fortalecer a rede de proteção às mulheres vítimas de violência em Cuiabá, as secretárias da Mulher e da Saúde, Hadassah Suzannah e Lúcia Helena, reuniram-se nesta quinta-feira (22) com a promotora de Justiça Claire Vogel Dutra. O encontro também contou com a presença da primeira-dama e vereadora Samantha Iris e teve como foco a apresentação de medidas imediatas para aprimorar o acolhimento na capital, após a centralização do atendimento no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
Durante a reunião, Hadassah Suzannah garantiu que o serviço de atendimento no HMC não sofreu interrupções, mesmo com as mudanças no modelo de assistência. Ela ressaltou que o acolhimento está disponível 24 horas por dia, com suporte de uma equipe multidisciplinar preparada para oferecer atendimento integral.
“O atendimento segue contínuo e será ampliado com o lançamento do Centro de Referência da Mulher, previsto para o próximo semestre, com foco no atendimento ambulatorial,” explicou a secretária. Ela ainda destacou que a Secretaria da Mulher permanece como ponto de apoio fundamental, além de manter ações externas como rodas de conversa, palestras e orientação jurídica, ampliando a aproximação com a comunidade.
A ampliação dos serviços contará com o suporte da Secretaria Municipal de Saúde, que através das Equipes Multiprofissionais (E-Multi) já realiza triagens e lançará um novo programa para expandir o atendimento para outros bairros da cidade, buscando qualificar ainda mais o serviço oferecido.
A promotora de Justiça, Claire Vogel, que lidera o Núcleo Especializado no Enfrentamento da Violência Doméstica, reconheceu os avanços e destacou que o município está se reorganizando para criar novos espaços de acolhimento, como a futura sala na nova sede da Secretaria de Saúde. Ela também informou que está sendo feito um levantamento atualizado do público atendido, reduzindo o número inicial de 300 mulheres, e que o diálogo com a gestão municipal apresentou progressos significativos.
Entre as recomendações da promotoria está a implementação de transporte gratuito para mulheres que moram em áreas distantes, facilitando o acesso aos serviços essenciais.
O prefeito Abílio Brunini, que participou da reunião por telefone, reafirmou seu compromisso com a causa e convidou o Ministério Público para acompanhar todas as etapas da reestruturação. Ele anunciou a criação de uma nova sala de acolhimento na futura sede da Secretaria de Saúde, que funcionará no prédio da antiga Unic Barão.
A vereadora Samantha Iris classificou o encontro como fundamental, não apenas para esclarecer problemas de gestões anteriores, mas para buscar soluções conjuntas. “A aproximação com o Ministério Público fortalece a rede de proteção e nos dá segurança para avançar,” disse.
Além da garantia do atendimento 24 horas no HMC, foram atualizados pontos importantes como o pagamento do auxílio aos órfãos do feminicídio, andamento das obras da nova sede da Secretaria de Saúde e do Centro de Referência da Mulher, e a retomada das negociações com o Governo Federal para viabilizar a construção da Casa da Mulher Cuiabana, Tipo 1, no bairro Ribeirão do Lipa. O projeto depende de recursos federais e municipais e deverá oferecer uma variedade de serviços estaduais para ampliar a proteção às mulheres.
Share this content:
Publicar comentário