×

Cuiabá capacita mais de 250 profissionais para implantar novo fluxo do S.O.S. Infarto

Loading

Neste domingo (07 de dezembro de 2025), a Prefeitura de Cuiabá concluiu uma capacitação estratégica voltada à implantação do novo fluxo assistencial do Programa S.O.S. Infarto. O treinamento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu no auditório da UNIC Beira Rio e reuniu diretores clínicos, coordenadores, responsáveis técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros que atuam na Rede de Atenção às Urgências e Emergências — incluindo UPAs, policlínicas e SAMU.

Ao destacar a prioridade da gestão para o fortalecimento da linha de cuidado cardiovascular, a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, ressaltou que “cada minuto faz diferença quando falamos em infarto”. Ela explicou que o município está reorganizando fluxos, qualificando equipes e alinhando os profissionais às novas diretrizes para garantir um atendimento mais ágil, seguro e eficiente desde o primeiro contato do paciente.

A capacitação ocorreu nos dias 06 e 07 de dezembro, com a participação de 143 e 114 servidores, respectivamente, totalizando mais de 250 profissionais treinados.

Segundo a coordenação, esta foi a segunda rodada de capacitação dedicada aos novos protocolos do S.O.S. Infarto, criada para assegurar rapidez, organização e padronização no atendimento a pacientes com suspeita de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

O secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonça, reforçou que a prioridade é garantir agilidade na linha de cuidado. Ele explicou que pacientes com dor torácica devem realizar ECG em até 10 minutos, passar por avaliação médica em mais 10 minutos e chegar ao Hospital Geral em até 1h20 para iniciar o cateterismo. “A meta é sempre a rapidez”, enfatizou.

Tempo é Músculo: o princípio do novo protocolo

A reformulação do fluxo segue a diretriz fundamental do tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com supradesnível do segmento ST (IAMCSST): cada minuto perdido aumenta o risco de dano cardíaco e morte. As metas do novo protocolo incluem:

  • Porta–ECG: eletrocardiograma em até 10 minutos;
  • Porta–médico: avaliação médica em até mais 10 minutos;
  • Transferência: chegada ao Hospital Geral em até 1h20 para início do cateterismo;
  • Reperfusão precoce: prioridade absoluta para restabelecer o fluxo sanguíneo.

Durante o treinamento, foi reforçado que a equipe de enfermagem é o primeiro ponto de contato e desempenha papel crucial no reconhecimento imediato dos sintomas, realização técnica e rápida do ECG, comunicação ágil com o médico e monitorização até a reperfusão.

Também foram revisados erros que atrasam o diagnóstico, como aguardar avaliação médica antes do ECG, priorizar burocracias, subestimar sintomas atípicos e solicitar exames laboratoriais antes da confirmação do IAMCSST.

A iniciativa integra o esforço da gestão municipal para qualificar continuamente os serviços de saúde, ampliando a capacidade de resposta do sistema e garantindo mais agilidade, resolutividade e segurança no atendimento cardiovascular de emergência. Com os novos fluxos, a Prefeitura reforça o compromisso de reduzir o tempo até o diagnóstico e melhorar o prognóstico dos pacientes com suspeita de infarto.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário