×

Pivetta afirma que duplicação da BR-163 será concluída antes do prazo e destaca avanço das obras

Loading

Nesta quarta-feira (24.6), durante uma visita técnica à sede da Nova Rota do Oeste, o governador Otaviano Pivetta ressaltou o ritmo acelerado das intervenções na BR-163 e afirmou que a duplicação da rodovia será concluída em um período significativamente menor do que o previsto no contrato firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Segundo o governador, o Estado conseguiu imprimir velocidade às obras devido à relevância estratégica da rodovia para Mato Grosso e para o país. “Estamos duplicando em quatro anos o que poderíamos fazer em oito anos, conforme o prazo da ANTT. Por entender a importância dessa rodovia, aceleramos as obras e, em pouco tempo, a BR-163, em Mato Grosso, será a autoestrada mais importante do Brasil”, declarou.

De acordo com a programação da concessionária, os 96 quilômetros restantes da duplicação previstos no contrato original deverão ser entregues até dezembro de 2026. Até o momento, 230 quilômetros já foram concluídos. Além disso, a Nova Rota do Oeste executa a construção de outros 100 quilômetros adicionais, entre Várzea Grande e Jangada, trecho incorporado ao contrato em janeiro de 2025.

Pivetta também garantiu que os recursos necessários para a continuidade das obras estão assegurados. “Do ponto de vista financeiro, toda a duplicação da BR-163 está garantida”, afirmou.

O diretor-presidente da concessionária, Luciano Uchoa, destacou que o avanço dos trabalhos vem acompanhado de rigorosos padrões de qualidade. Segundo ele, a Nova Rota se consolidou como a maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no país.

Ainda conforme Uchoa, a empresa recebeu em 2025 o reconhecimento de melhor rodovia do Brasil, resultado dos investimentos em tecnologia e monitoramento. Ele ressaltou que a concessionária conta com um dos laboratórios de controle de qualidade mais modernos do país, responsável por acompanhar cada etapa da execução das obras.

Somente no último ano, foram realizados mais de 370 mil ensaios de qualidade, incluindo verificações de compactação, concreto e asfalto. Todas essas informações são analisadas com apoio de inteligência artificial.

Durante a agenda, o governador esteve acompanhado do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística e presidente do Conselho de Administração da Nova Rota, Marcelo Oliveira; do presidente da Aprosoja MT, Lucas Beber; do diretor-presidente da concessionária, Luciano Uchoa; além de técnicos da empresa.

A comitiva conheceu o Centro de Controle Operacional (CCO), a Torre de Controle e o Laboratório de Qualidade e Tecnologia, acompanhando de forma remota o andamento das obras ao longo da rodovia.

Para Marcelo Oliveira, a abertura da concessionária ao diálogo e à fiscalização demonstra comprometimento com as necessidades do Estado e transparência na condução dos investimentos.

Segundo o secretário, a BR-163 desempenha papel fundamental para a economia mato-grossense, especialmente diante da projeção de que a produção agrícola estadual alcance 130 milhões de toneladas de grãos nos próximos dez anos.

Novo integrante no Conselho de Administração

Também nesta quarta-feira, Lucas Costa Beber, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) e presidente interino da Aprosoja Brasil, tomou posse como novo integrante do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste.

A indicação foi feita pelo Governo de Mato Grosso, acionista da concessionária, em resposta ao interesse do setor produtivo em acompanhar de perto os investimentos e a execução das obras na BR-163.

Para Beber, a participação no conselho representa uma oportunidade de fortalecer a interlocução entre os produtores rurais e a concessionária. “Nosso interesse é acompanhar e fiscalizar o andamento das obras, estreitar a comunicação e levar à Nova Rota as demandas da cadeia produtiva sempre que necessário”, afirmou.

Luciano Uchoa avaliou que a chegada do novo conselheiro contribuirá para aproximar ainda mais a empresa dos usuários da rodovia, especialmente dos produtores rurais, responsáveis por grande parte da movimentação do corredor logístico.

Atualmente, o Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste é presidido por Marcelo Oliveira e conta ainda com os membros Guilherme Rehder Quintella, Luiz Carlos Moreira Lima, Rafael Vitale Rodrigues e Lucas Costa Beber.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário