×

Bombeiro de folga salva recém-nascido engasgado com leite em Cuiabá

Loading

Nesta sexta-feira (26), um recém-nascido de apenas quatro dias de vida foi salvo após se engasgar com leite materno, em Cuiabá. O atendimento foi realizado pelo soldado do Corpo de Bombeiros Militar David Heine, que estava de folga quando foi surpreendido pelo pedido de ajuda.

A mãe da criança procurou socorro diretamente na residência do militar. Ao perceber que o bebê apresentava sinais de obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE) e estava hipoativo, o bombeiro iniciou imediatamente as manobras de desengasgo.

Após os primeiros procedimentos, a respiração da criança foi restabelecida ainda no local, evitando que o quadro evoluísse para uma situação mais grave.

O soldado relatou que agiu assim que ouviu o chamado desesperado da vizinha.

“Uma vizinha chamou na porta da minha casa com seu bebê recém-nascido engasgado com leite. Devido ao chamado angustiado, atendi rapidamente e iniciei a manobra de tapotagem. Simultaneamente, orientei minha esposa a acionar o Ciosp. Após algumas tentativas da manobra sem sucesso, efetuei a aspiração do líquido, conseguindo restabelecer a respiração do bebê”, contou.

Na sequência, uma equipe da Unidade de Resgate (UR) de Cuiabá foi acionada para dar apoio à ocorrência. Quando os socorristas chegaram ao local, o bebê já respirava normalmente, apresentava coloração normal, estava ativo e reativo. Em seguida, a criança foi encaminhada ao hospital juntamente com a mãe para avaliação médica.

O bombeiro também destacou o sentimento após conseguir salvar o recém-nascido.

“A sensação é gratidão e alívio ao mesmo tempo por ter feito tudo da forma correta, ter dado certo e ter conseguido entregar a criança de volta à mãe. A gente é treinado para isso, mas, quando envolve uma ocorrência com criança, a gente fica um pouco nervoso. Mas, graças a Deus, deu tudo certo”, afirmou.

Vídeo:

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário