O prefeito eleito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou nesta segunda-feira (11) a criação de três novas secretarias municipais que passarão a operar em 2025. As novas pastas serão de Segurança Pública Municipal, Bem-Estar Animal e Planejamento Urbano . Além disso, ele informou que a atual Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável será desmembrada.
Em coletiva de imprensa, Brunini destacou que a restrição administrativa resultará na redução de algumas secretarias para acomodar as novas áreas. Ele também anunciou a fusão das Secretarias de Planejamento e Fazenda, promovendo maior eficiência.
O prefeito eleito fez críticas à estrutura atual da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, afirmando que a concentração dos setores de cultura e esporte não gera a eficácia esperada. “Unir Cultura, Esporte e Lazer não é sinônimo de eficiência e tampouco de economia, pois cada área possui um foco distinto”, explicou.
Brunini também apresentou a realização de um concurso público para a Guarda Municipal de Cuiabá, com o objetivo de aumentar a eficácia. Em relação aos agentes de trânsito, conhecidos como “amarelinhos”, o futuro prefeito garantiu que eles manteriam suas funções, destacando que há uma distinção nas formações ocorridas para agentes de trânsito e guardas municipais.
“Os agentes de trânsito e a guarda municipal têm funções diferentes, e devemos manter a Secretaria de Mobilidade Urbana com os agentes de trânsito, transferindo o Planejamento de Mobilidade Urbana para a nova Secretaria de Planejamento Urbano”, afirmou Brunini.