A adesão à campanha de vacinação contra a gripe em Cuiabá ainda está abaixo do esperado. Entre os dias 7 e 15 de abril, apenas 12.252 pessoas foram imunizadas, o que representa apenas 7% do público-alvo, estimado em 138 mil pessoas. A meta da campanha, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, é vacinar pelo menos 90% dessa população até o fim do período de imunização.
A vacina, que protege contra os vírus influenza H1N1, H3N2 e influenza B, está disponível de forma gratuita nas 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto, cartão de vacinação e, no caso de pertencer ao público prioritário, comprovante da condição, como laudo médico, carteira funcional ou declaração.
Entre os grupos contemplados estão:
- Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias
- Gestantes e puérperas
- Idosos com 60 anos ou mais
- Indígenas e quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais da saúde, educação, segurança e transporte
- Caminhoneiros, portuários e trabalhadores dos Correios
- Pessoas com deficiência ou doenças crônicas
- População carcerária e servidores do sistema prisional
A secretária adjunta de Atenção Primária, Catarina Célia de Araújo, alertou para a baixa cobertura vacinal e reforçou a importância da imunização como medida essencial para reduzir internações e mortes causadas pela gripe. “A vacina contra influenza agora faz parte do calendário anual para alguns grupos, como crianças pequenas, gestantes e idosos, o que reforça seu papel na prevenção de casos graves”, afirmou.
Catarina também destacou o impacto coletivo da vacinação. “Cada pessoa vacinada ajuda a diminuir a circulação do vírus. Isso alivia o sistema de saúde e protege principalmente os mais vulneráveis”, acrescentou.
Para incentivar a imunização, a Prefeitura de Cuiabá está organizando um Dia D de vacinação, marcado para 10 de maio, quando todas as UBSs abrirão com atendimento especial para facilitar o acesso à vacina.
A Secretaria de Saúde reforça o apelo: procure a unidade mais próxima e garanta sua proteção e a de quem você ama. A gripe pode parecer simples, mas pode levar a complicações graves, especialmente em pessoas com fatores de risco.
Share this content:
Publicar comentário