Desde setembro de 2024, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) tem colocado em prática uma série de iniciativas estratégicas por meio do programa Movimenta Saeb, que visa aprimorar o desempenho dos alunos da rede pública nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
As provas do Saeb, previstas para os meses de outubro e novembro de 2025, serão aplicadas aos estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Além dos alunos, professores, gestores escolares e diretores também participam por meio de questionários contextuais. Já nas escolas particulares, a participação é opcional.
Entre os principais pilares do Movimenta Saeb estão:
- Distribuição sistemática de materiais didáticos alinhados à matriz do Saeb 2025;
- Acesso a recursos digitais e interativos que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem;
- O projeto Mira na Meta, uma abordagem gamificada que propõe atividades educativas lúdicas e desafiadoras para os estudantes;
- Capacitação contínua de professores e gestores escolares, com foco em práticas pedagógicas eficazes e direcionadas às metas do programa;
- O SaebCast, podcast educativo voltado para a disseminação de estratégias pedagógicas;
- Integração com outras frentes da Seduc, como o Pré-Enem Digital e os simulados, promovendo uma preparação constante e planejada.
A proposta é clara: potencializar o aprendizado, recompor defasagens e promover o engajamento da comunidade escolar em torno de uma educação de qualidade e com resultados mensuráveis. Segundo a Seduc, o foco está em ações pedagógicas intencionais, integradas e com uso inteligente dos recursos educacionais.
“Saímos da 22ª colocação no Ideb em 2019 para a 8ª posição em 2023”, destaca o secretário de Educação, Alan Porto, ao lembrar que os resultados do Saeb são um dos principais componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A meta agora é ainda mais ambiciosa: colocar a rede pública mato-grossense entre as cinco melhores do Brasil até 2026. Inicialmente previsto para 2032, o novo prazo foi antecipado devido ao avanço expressivo nos indicadores educacionais. “O Saeb 2025 será determinante para atingirmos essa meta”, reforça o secretário.
Com esse ritmo acelerado de trabalho, Mato Grosso mira não apenas em rankings, mas em uma transformação real da aprendizagem nas escolas públicas, elevando a educação a um novo patamar de qualidade e eficiência.
Share this content:
Publicar comentário