A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) lançou uma programação especial para marcar o Maio Amarelo, movimento global de conscientização sobre segurança no trânsito. Ao longo de todo o mês, atividades educativas e interativas serão realizadas em Cuiabá, envolvendo desde crianças até o público adulto, com foco na redução de acidentes e preservação da vida.
Neste ano, a campanha traz o tema: “Desacelere, seu bem maior é a vida”, e o pontapé inicial será dado nesta sexta-feira (2), às 20h, na Acrimat, durante a Semana do Cavalo. A abertura contará com a ação “Amigo da Rodada”, que promoverá uma abordagem educativa sobre a Lei Seca, utilizando óculos simuladores de embriaguez e o etilômetro, para que os participantes possam compreender os riscos do consumo de álcool ao volante.
“O Maio Amarelo é uma mobilização de alcance internacional e de extrema relevância para a Semob. O objetivo é claro: reduzir acidentes e salvar vidas. A campanha envolve o poder público, o setor privado e a sociedade, em uma grande corrente por um trânsito mais seguro”, destacou Marcus Roberto Garé, agente palestrante da Semob.
Programação vai do lúdico à conscientização nas ruas
As ações planejadas pela Semob abrangem diferentes setores da sociedade. Na segunda-feira (6), às 8h, crianças do Ceic Amália Curso participarão de dinâmicas educativas com jogos e brincadeiras que ensinam regras de trânsito de forma leve e interativa.
Empresas como Fiemt, Sebrae, além da Prefeitura de Cuiabá e o terminal de ônibus urbano também receberão palestras e intervenções educativas, com o objetivo de reforçar a importância da direção consciente e segura.
Um dos diferenciais da campanha é o caráter prático e participativo. Em bares da capital, o público poderá utilizar o etilômetro, simulando fiscalizações da Lei Seca. A proposta é que as pessoas tomem consciência da própria ingestão de álcool e entendam as consequências legais e financeiras de uma infração.
“O Amigo da Rodada é uma extensão educativa da Lei Seca. Queremos promover uma mudança cultural, despertando a responsabilidade antes que o acidente aconteça”, afirmou a vice-prefeita e secretária de Mobilidade Urbana, Vânia Rosa.
Integração entre forças de segurança fortalece a campanha
Além da Semob, a campanha contará com o apoio de diversos órgãos, como Detran-MT, Polícia Judiciária Civil, Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPMTRAN), Ciosp e o sistema socioeducativo, que estarão presentes nas ações integradas.
“Cada vida preservada é um avanço imensurável. Reduzir o número de sinistros representa também economia de recursos públicos, que podem ser realocados para outras áreas prioritárias”, reforçou Garé.
🔶 O Maio Amarelo em Cuiabá promete unir informação, prevenção e cidadania em prol de um trânsito mais humano e seguro.
Share this content:
Publicar comentário