Com 27 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou nesta quinta-feira (24) o projeto de lei proposto pelo prefeito Abilio Brunini, que estabelece a gratuidade no transporte coletivo aos domingos para todos os moradores da capital. Agora, o texto segue para sanção do Executivo e entrará em vigor após a publicação na Gazeta Municipal.
Para ter acesso ao benefício, será necessário apresentar o cartão transporte. Quem ainda não possui o documento pode solicitar gratuitamente por meio do link: https://amtu.com.br/solicitacao-de-cartao-transporte.
O prefeito comemorou a aprovação destacando que a medida é resultado da economia gerada por cortes em contratos públicos, especialmente na área de Tecnologia da Informação. “Reduzimos R$ 15 milhões em contratos de TI, sendo R$ 5 milhões redirecionados diretamente para benefícios à população, como essa gratuidade no transporte”, afirmou Brunini. O projeto, segundo ele, foi idealizado pelo vereador Eduardo Magalhães, que apresentou a proposta no início do mandato.
“Queremos garantir que a população, especialmente dos bairros mais afastados, possa acessar espaços de lazer como o Aquário Municipal, o Parque Mãe Bonifácia, o Parque das Águas e o Parque da Tia Nair”, completou o prefeito.
O autor da proposta, vereador Eduardo Magalhães, agradeceu ao Executivo por colocar o projeto em pauta rapidamente e reforçou que a Tarifa Zero representa um avanço não só em mobilidade urbana, mas também em inclusão social e fortalecimento da economia local.
“A gratuidade vai impulsionar o movimento em centros comerciais, feiras livres, praças e eventos culturais, beneficiando o comércio e promovendo um desenvolvimento mais equilibrado na cidade”, destacou o parlamentar.
Além do passe livre aos domingos, o projeto também permite que feriados possam contar com a gratuidade, mediante decreto do prefeito. A primeira ação nesse sentido será no feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, quando os cuiabanos já poderão usufruir do benefício. A implementação oficial da Tarifa Zero aos domingos está marcada para 4 de maio.
Share this content:
Publicar comentário