A capital mato-grossense começou a receber um novo sistema de videomonitoramento nesta quarta-feira (19), como parte do Programa Vigia Mais Mato Grosso. A iniciativa, fruto da parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), prevê a instalação de 30 câmeras no Parque Tia Nair nesta primeira fase.
Ao todo, 60 câmeras que estavam em uso foram retiradas para serem realocadas, inicialmente no Parque Tia Nair e, em seguida, no Parque das Águas. O projeto prevê ainda a ampliação do monitoramento para áreas estratégicas da cidade, como o Centro Histórico, o Beco do Candeeiro e o Morro da Luz. A meta final é instalar 4 mil câmeras em toda a capital.
Segurança reforçada com tecnologia
A implantação do sistema de videomonitoramento foi viabilizada após a adesão do prefeito Abilio Brunini ao programa estadual. A secretária Municipal de Ordem Pública (SORP), Juliana Palhares, destacou que o objetivo é fortalecer a segurança pública com vigilância em tempo real.
“Estamos trazendo uma grande conquista para Cuiabá: a instalação das câmeras do projeto Vigia Mais no Parque Tia Nair. Esse espaço, muito frequentado por famílias e turistas, já registrou algumas ocorrências policiais. Com essa iniciativa conjunta entre Prefeitura e Governo do Estado, garantimos um ambiente mais seguro para todos”, afirmou Palhares.
Já a secretária Municipal de Segurança Pública, coronel Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, reforçou que a medida segue um planejamento estratégico para expandir o monitoramento.
“O videomonitoramento é um dos pilares da segurança pública e só está sendo possível graças à parceria com o Governo do Estado. As primeiras 30 câmeras já estão sendo instaladas no Parque Tia Nair e, em breve, outras 30 serão implantadas no Parque das Águas”, ressaltou.
Moradores aprovam iniciativa
Os frequentadores do Parque Tia Nair já perceberam os benefícios do reforço na segurança. Dona Nazaré, que passou com a rede e a bisneta, afirmou que se sente mais protegida com as câmeras.
“Essa novidade me trouxe mais tranquilidade. Agora posso passear e trazer as crianças com mais segurança. É uma ação muito importante para todos nós”, destacou.
Outro frequentador associado, Amadeu da Silva Queiroz, que visita o parque há 18 anos, comemorou a medida. Para ele, a presença das câmeras será útil para inibir crimes e atos de vandalismo.
“Nunca tivemos esse tipo de monitoramento por aqui, e agora sabemos que a segurança será reforçada. Essa iniciativa pode evitar furtos, roubos de veículos e até sequestros relâmpagos. Infelizmente, já vimos casos de vidros de carros quebrados na lateral do parque, mas com as câmeras, a situação deve melhorar bastante”, afirmou.
O prefeito Abilio Brunini anunciou a adesão de Cuiabá ao Programa Vigia Mais Mato Grosso em janeiro deste ano. A iniciativa visa ampliar a segurança com o uso de tecnologia, evitando a instalação de 4 mil câmeras em pontos estratégicos, incluindo as entradas e saídas da cidade e regiões com maiores incidências de crimes.
Share this content:
Publicar comentário