Nesse período chuvoso, a Prefeitura de Cuiabá reforça o alerta: é fundamental manter os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti. O aumento das chuvas favorece a proliferação do vetor, e a vigilância em residências e espaços públicos deve ser redobrada.
A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, reforçou a importância da participação popular: “Cada um pode fazer a diferença. Em uma semana temos mais de dez mil minutos, que tal usar apenas 10 para eliminar focos de água parada? Esse pequeno gesto pode salvar vidas”, destacou.
Situação epidemiológica
Segundo os dados mais recentes, as notificações de dengue em Cuiabá seguem dentro da normalidade esperada para o padrão endêmico, com 1.782 casos notificados e 1.313 confirmações. No caso da chikungunya, embora haja uma tendência de queda, o número de casos ainda é alto: desde janeiro, foram 10.374 notificações e 10.070 confirmações. A cidade também registrou 02 óbitos suspeitos de dengue e 26 mortes confirmadas por chikungunya, além de outros 09 óbitos em investigação, o que mantém a Situação de Emergência em Saúde Pública.
Ações intensificadas contra o mosquito
A coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho, destacou que o trabalho de combate ao mosquito é diário e contínuo: “Todas as equipes estão mobilizadas com visitas domiciliares, ações educativas e aplicação de inseticida em áreas críticas. O apoio da população é essencial para vencermos essa batalha”, frisou.
Até o momento, os Agentes de Combate às Endemias já realizaram tratamento em 35.442 imóveis com orientações para a prevenção de focos. A Prefeitura lembra que receber os agentes é um ato de cidadania, essencial para proteger a própria família e a comunidade contra dengue, zika e chikungunya.
Mutirão de limpeza para eliminar criadouros
Como parte das ações integradas, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), iniciou nesta terça-feira (22) mais uma etapa do mutirão de limpeza com o serviço de cata-treco. Ao longo da semana, 12 bairros e 6 avenidas serão atendidos, facilitando o descarte de materiais que possam acumular água.
Orientações para a população
Entre as principais recomendações estão: manter calhas limpas, tampar tonéis e caixas d’água e descartar corretamente pneus e objetos que acumulem água. A Prefeitura reforça que a mobilização deve ser coletiva para garantir que Cuiabá continue vencendo a luta contra as arboviroses.
Share this content:
Publicar comentário