Em apenas cinco meses de atuação, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), já retirou aproximadamente 4 mil toneladas de lixo com os mutirões de limpeza realizados em diversos pontos da capital. A iniciativa, considerada essencial para a manutenção da cidade, tem alcançado principais avenidas, parques, praças, unidades de saúde e áreas esportivas.
Na segunda-feira (5), as equipes intensificaram os trabalhos em locais como a Avenida Dante Martins de Oliveira (dos Trabalhadores), Avenida Vicente Emílio Vuolo, Cemitério São Gonçalo, UBS do Pedra 90, Jardim Itamaraty, Parque da Família, avenida das Torres e a praça de lazer do Jardim das Américas.
A força-tarefa conta com 18 equipes distribuídas por diferentes regiões, incluindo a área central da cidade, onde há um cronograma fixo de limpeza devido ao intenso fluxo de pessoas. Um exemplo é o Mercado do Porto, que recebe higienização diária por uma equipe exclusiva.
A estimativa da Limpurb é de que cerca de 790 toneladas de resíduos sejam retiradas a cada mês, promovendo não apenas uma cidade mais limpa, mas também prevenindo alagamentos e a proliferação de doenças.
Além da coleta convencional, os mutirões incluem capinação, roçagem, varrição, pintura de meio-fio, remoção de bolsões de lixo e manutenção da iluminação pública. Um importante reforço nas ações é o uso do caminhão Cata-treco, que coleta gratuitamente objetos de grande porte, como sofás, armários, camas, colchões e geladeiras — itens que normalmente não são recolhidos pelo serviço comum.
Para facilitar o trabalho da coleta, os moradores devem deixar os itens organizados e identificados em frente às residências. O Cata-treco é um serviço fundamental para o descarte responsável, evitando o acúmulo de entulho nas ruas e promovendo um ambiente mais saudável para todos.
Share this content:
Publicar comentário