×

Cuiabá reforça segurança com quase 2 mil câmeras instaladas pelo programa Vigia Mais MT

Cuiabá reforça segurança com quase 2 mil câmeras instaladas pelo programa Vigia Mais MT

A capital mato-grossense vive um novo momento no combate à criminalidade com a expansão do sistema de videomonitoramento do programa Vigia Mais MT, idealizado pelo Governo do Estado. Com foco na prevenção e resposta rápida às ocorrências, 1.912 câmeras já foram implantadas em locais estratégicos de Cuiabá, incluindo escolas, vias públicas, unidades comerciais e bairros com grande circulação de pessoas.

O projeto contempla câmeras dos tipos fixas, OCRs (capazes de identificar placas veiculares) e speed domes, que possibilitam giro em 360 graus e zoom de alta precisão. Ao todo, 4,7 mil equipamentos estão previstos para Cuiabá, sendo que 2,5 mil ainda serão instalados com apoio de parcerias público-privadas, fortalecendo o monitoramento colaborativo.

Criado há dois anos, o Vigia Mais MT nasceu com a proposta de integrar tecnologia e inteligência às ações das forças de segurança. Mesmo sem o apoio inicial da gestão municipal da época, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), conseguiu levar o programa adiante graças à articulação com entidades como a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), que forneceu câmeras para lojistas de regiões centrais como o bairro Porto e o Centro Histórico.

A capital ainda foi contemplada com um incremento de 900 novas câmeras, adquiridas através de parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), exclusivamente voltadas à vigilância em escolas estaduais. Esses dispositivos garantem a segurança 24 horas em áreas como pátios, corredores, muros e portarias, ampliando a proteção de estudantes, professores e demais servidores.

O projeto conta com mais de 80 termos de cooperação firmados em Cuiabá com diversos setores da iniciativa privada, incluindo condomínios residenciais, empresas, instituições de ensino, bares e restaurantes. A adesão da atual gestão municipal ao programa marca uma nova fase: 60 câmeras foram solicitadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública e outras 88 pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que devem ser instaladas nas próximas semanas.

Entre as ações de destaque, a capital também foi escolhida para sediar o teste piloto do sistema de reconhecimento facial do programa, que já está em operação na Arena Pantanal. Em cerca de um ano de funcionamento, a tecnologia contribuiu para a captura de mais de 25 foragidos da Justiça, demonstrando seu potencial na identificação de suspeitos e reforço à segurança durante eventos de grande porte.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, a iniciativa tem se consolidado como um dos pilares da segurança em Mato Grosso. “Estamos construindo uma muralha digital para proteger a população. As câmeras ajudam a coibir delitos, geram provas para investigações e auxiliam na localização de veículos furtados ou roubados. Cuiabá é um polo estratégico nesse processo e seguirá sendo prioridade nas ações do Vigia Mais MT”, destacou.

Tecnologia como aliada na segurança pública

O Vigia Mais MT foi estruturado com o objetivo de distribuir inicialmente 15 mil câmeras em todos os 142 municípios do estado, em parceria com entes públicos e privados interessados em fortalecer a segurança por meio da vigilância digital. Com a ampliação do projeto, o número subiu para mais de 20 mil câmeras, abrangendo também secretarias como a Seduc, que sozinha instalou 5.500 equipamentos em escolas estaduais.

As imagens geradas são monitoradas em tempo real pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), responsável por centralizar as informações e direcionar ações rápidas das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e demais forças de segurança.

A definição do número de câmeras por cidade considera critérios técnicos, como população, renda per capita e índices de criminalidade. Já os pontos de instalação são escolhidos a partir de estudos detalhados com base em mapas de calor do crime e estatísticas oficiais, garantindo mais efetividade às ações preventivas.

Com o avanço do programa em Cuiabá e em outras regiões, o estado consolida um modelo moderno e eficiente de proteção, com foco em inovação, integração e resposta rápida às demandas da sociedade.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário