A Prefeitura de Cuiabá deu o primeiro passo para ampliar o atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade social. A primeira-dama e vereadora Samantha Iris anunciou, nesta quinta-feira (15), o início dos estudos para a implantação do Programa Siminino, voltado exclusivamente para meninos. A novidade foi revelada durante vistoria ao espaço que abrigará uma nova unidade do já conhecido Programa Siminina, na capital.
Além de atender novas meninas com o projeto consolidado do Siminina, o local também vai receber a inédita estrutura do Siminino, projeto que nasce com o objetivo de incluir, formar e proteger meninos em contextos de risco social. Segundo Samantha, a proposta é garantir mais equidade na atenção à infância e adolescência, com ações voltadas também ao público masculino.
A criação do Siminino será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O projeto terá como base o incentivo ao esporte, com ênfase em futebol e artes marciais, atividades que, além de atrair o interesse dos jovens, promovem valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e cidadania.
“Vamos utilizar o esporte como instrumento de transformação social,” reforçou o secretário de Esportes, Jefferson Neves, durante a visita técnica ao local. Ele destacou que a prática esportiva pode ser um poderoso aliado no desenvolvimento emocional e físico de crianças e adolescentes.
As inscrições para o Siminino serão abertas em breve, e os detalhes completos – como endereço da nova unidade, número de vagas e horários – serão divulgados oficialmente pela Prefeitura. A expectativa é que o novo projeto siga os mesmos moldes de sucesso do Siminina, que atualmente atende 1.139 meninas de 6 a 14 anos, em 16 unidades espalhadas por Cuiabá.
O Siminina oferece atividades como balé, fanfarra, reforço escolar e acompanhamento especializado com psicólogas, pedagogas e assistentes sociais, garantindo não apenas ocupação no contraturno escolar, mas também suporte emocional e educacional às crianças.
Com a criação do Siminino, a gestão municipal amplia sua política de proteção social, apostando na educação, cultura e esporte como ferramentas de inclusão e transformação. A iniciativa representa um avanço significativo no cuidado com a infância e juventude cuiabana.
Share this content:
Publicar comentário