O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizou 108.458 vistorias veiculares nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Desse total, 79.364 inspeções foram feitas diretamente nas unidades do órgão, enquanto outras 29.094 foram conduzidas por 66 empresas credenciadas para prestar esse serviço no Estado.
Em 2024, o volume de vistorias realizadas já soma 650.203 em Mato Grosso. Segundo o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a ampliação do serviço com o credenciamento de empresas especializadas tem o objetivo de oferecer mais opções aos cidadãos e facilitar o acesso ao procedimento.
Desde 2023, as vistorias realizadas pelas empresas credenciadas passaram a ser feitas eletronicamente, com o uso de inteligência artificial, garantindo mais segurança, transparência e agilidade nos processos.
O procedimento tem início com a validação facial, em tempo real, do vistoriador e do condutor do veículo. Em seguida, são realizadas a leitura eletrônica da placa, a verificação do chassi por meio de Reconhecimento de Caractere Óptico (OCR) e a identificação do número do motor.
O sistema também permite o georreferenciamento das vistorias, registrando o local e o horário da inspeção em tempo real. De acordo com Alessandro de Andrade, diretor de Habilitação e Veículos do Detran-MT, essa tecnologia ajuda a prevenir fraudes, como adulteração e clonagem de veículos, garantindo que a checagem de informações como chassi, motor, marca, modelo e cor seja realizada com padrões internacionais de segurança.
Share this content:
Publicar comentário