×

Domingos de Passagem Livre: Cuiabá estreia Tarifa Zero e promove inclusão no transporte coletivo

Domingos de Passagem Livre: Cuiabá estreia Tarifa Zero e promove inclusão no transporte coletivo

Neste domingo (4), Cuiabá vive um novo momento na mobilidade urbana com a estreia oficial da Tarifa Zero no transporte público. A medida, sancionada recentemente pelo prefeito Abilio Brunini, garante gratuidade nos ônibus da capital em todos os domingos do ano, com possibilidade de ampliação para feriados e pontos facultativos, mediante decreto municipal.

A estreia em definitivo ocorre após o sucesso do teste realizado no Dia do Trabalhador (1º de maio), quando mais de 27 mil pessoas aproveitaram o benefício para se locomover pela cidade, visitar familiares, parques e pontos turísticos.

Ao todo, serão 34 domingos em 2025 com transporte gratuito em Cuiabá, oferecendo à população mais oportunidades de lazer, convivência social e acesso a serviços públicos e comerciais.

“Essa é uma conquista social. Com a economia dos primeiros 100 dias de gestão, conseguimos quitar dívidas e ainda criar uma política pública que devolve à população um direito de circular pela cidade com dignidade”, destacou o prefeito Abilio.

A medida visa fortalecer o transporte coletivo como ferramenta de cidadania, estimulando seu uso, reduzindo a dependência de veículos individuais e promovendo mais acessibilidade, especialmente às camadas mais vulneráveis da população.

No feriado do Dia do Trabalhador, o prefeito Abilio percorreu de ônibus o trajeto entre o Centro e o bairro Tijucal, acompanhado da primeira-dama e vereadora Samantha Iris, além de parlamentares municipais, conversando com passageiros e ouvindo suas impressões sobre a nova política de mobilidade.

Importante lembrar: o benefício da Tarifa Zero é válido apenas para Cuiabá, não se estendendo ao transporte intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande.

Para utilizar o transporte gratuito, o cidadão deve ter o cartão transporte, que pode ser solicitado pelo site amtu.com.br, nas cabines da MTU, estações/terminais de ônibus ou com monitores identificados nos pontos de atendimento.

Cuiabá avança para um transporte mais inclusivo, acessível e socialmente justo, colocando o cidadão no centro das políticas públicas.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário