A implantação do Sistema BRT (Bus Rapid Transit) avança com um passo decisivo: a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) firmou contrato com o Consórcio Integra BRT, marcando o início da reta final das obras em um dos principais eixos de mobilidade da Região Metropolitana. O valor do contrato é de R$ 155,1 milhões, com prazo de conclusão de 180 dias a partir da assinatura da ordem de serviço.
Corredor estratégico entre CPA e Várzea Grande
O Consórcio será responsável pela finalização das intervenções no corredor que liga a Avenida do CPA, em Cuiabá, até o Terminal de Várzea Grande. O escopo inclui trechos importantes da malha urbana, como:
- A Avenida do CPA, entre o Viaduto da Sefaz e a Defensoria Pública;
- A Avenida Tenente-Coronel Duarte, entre o CREA e a ponte Júlio Müller;
- Um segmento em Várzea Grande, que vai do Aeroporto Marechal Rondon até o novo terminal.
Obras de drenagem para evitar alagamentos
O contrato também contempla intervenções de drenagem na Avenida Tenente-Coronel Duarte, especialmente nas imediações do Shopping Popular, área que tem sofrido com alagamentos recorrentes nos períodos chuvosos.
Vale destacar que a drenagem de toda a bacia da Prainha está sob responsabilidade da concessionária Águas Cuiabá, em cooperação com a Prefeitura. As obras já foram iniciadas, segundo comunicado da própria empresa.
BRT terá outros trechos divididos por lotes
Além do corredor entre CPA e Várzea Grande, o projeto do BRT engloba outro importante ramal: ligando o bairro Coxipó ao Centro de Cuiabá. Para acelerar o processo, o Governo do Estado decidiu dividir as intervenções em lotes separados.
Dessa forma, serão licitadas separadamente as seguintes frentes:
- Obras nas Avenidas Fernando Corrêa da Costa e Coronel Escolástico;
- Construção de terminais de integração;
- Instalação de estações de embarque e desembarque;
- Execução de pontes, viadutos e obras especiais;
- Implantação de sinalização viária;
- Implementação do Sistema de Transporte Inteligente (STI).
Obras em curso seguem dentro do cronograma
Enquanto novos contratos são assinados, outras frentes já estão em execução. O Consórcio BRT continua trabalhando em dois trechos da Avenida do CPA: entre o CREA e a Defensoria Pública, e entre o Viaduto da Sefaz e o Hospital do Câncer.
As obras incluem a concretagem das pistas e calçadas, além da implantação do Parque Linear, mantendo-se alinhadas ao cronograma estabelecido após a rescisão contratual anterior. A entrega dessa etapa está prevista para o mês de agosto.
Com essa nova etapa contratual e o andamento dos trabalhos, o projeto do BRT começa a ganhar ritmo e reforça o compromisso do governo com a melhoria da mobilidade urbana na Grande Cuiabá.
Share this content:
Publicar comentário