O Governo de Mato Grosso já nomeou 249 profissionais aprovados no Concurso Público da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizado em 2024. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (1º) durante uma audiência pública na Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que novas convocações serão feitas gradativamente, conforme a necessidade da pasta e a disponibilidade financeira. “Cada nova nomeação representa um impacto na folha de pagamento. Até agora, os 249 convocados geram um custo anual de R$ 41 milhões”, explicou.
Figueiredo reforçou que a atual gestão está conduzindo o maior programa de investimentos da história da SES, com obras e melhorias previstas até 2026. “Nenhum outro estado brasileiro está construindo seis grandes hospitais ao mesmo tempo. Além disso, investimos fortemente na modernização tecnológica e na reestruturação das unidades já existentes”, pontuou. Ele também citou o programa Fila Zero nas Cirurgias, que destina R$ 200 milhões para procedimentos eletivos, e a entrega, no segundo semestre, do Hospital Central de Cuiabá, que será a unidade mais moderna de alta complexidade do estado.
Três chamadas já foram realizadas
A secretária adjunta de Administração Sistêmica da SES, Cristiane Mello, detalhou que a prioridade do concurso foi a contratação de profissionais especializados, atendendo à demanda da alta complexidade. Desde sua realização, a SES já fez três convocações:
📌 Setembro de 2024 – 120 nomeados
📌 Janeiro de 2025 – 70 nomeados
📌 Fevereiro de 2025 – 59 nomeados
Desses, 216 já assumiram seus cargos, enquanto as demais vagas serão preenchidas em breve com novas nomeações.
Investimento histórico na saúde
O deputado estadual Paulo Araújo, presidente da Comissão de Saúde da ALMT, elogiou a condução da gestão estadual, ressaltando que Mato Grosso tem o maior percentual de investimento em saúde com recursos próprios do país.
“Nós, na Assembleia, participamos desse processo de reestruturação, garantindo que hoje o Governo tenha capacidade para realizar esses investimentos e ampliar a força de trabalho na saúde pública”, afirmou. Ele também enfatizou a importância do concurso, encerrando um jejum de mais de 20 anos sem contratações efetivas na SES.
Além de Paulo Araújo, a audiência pública contou com a participação dos deputados estaduais Lúdio Cabral, Dr. João, Marildes Ferreira e Wilson Santos.
Share this content:
Publicar comentário