Em uma nova etapa do projeto de reestruturação da mobilidade urbana na Grande Cuiabá, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou a republicação do edital para a contratação das obras de conclusão do Sistema BRT. A atualização do documento, que será divulgada nesta sexta-feira (11 de abril) no Diário Oficial do Estado, inclui uma importante intervenção de drenagem na Avenida Prainha, em Cuiabá.
A medida atende a uma determinação direta do governador Mauro Mendes, que destacou a necessidade urgente de resolver os frequentes alagamentos na região central da cidade.
“Estamos incluindo no projeto do BRT uma solução definitiva para os problemas de alagamento na Prainha, especialmente ali perto do Camelódromo. Aquele ponto é crítico há anos, e agora vamos acabar com esse transtorno”, afirmou o governador.
A contratação das obras será feita por dispensa eletrônica, permitindo a disputa de lances entre empresas cadastradas no Sistema de Aquisições Governamentais (Siag). O critério de escolha será o menor valor ofertado. A empresa vencedora ficará responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo, além da execução das obras de infraestrutura e urbanização do trajeto Várzea Grande – CPA, incluindo o trecho entre a ponte Júlio Müller e a Secretaria de Estado de Fazenda, em Cuiabá.
Ampliação do projeto BRT
A Sinfra-MT informou ainda que os demais trechos do sistema — como o que liga a região do Coxipó ao centro da capital — além das estações, terminais e serviços complementares, serão licitados separadamente, em editais específicos.
Enquanto isso, o Consórcio BRT segue com os trabalhos em andamento na Avenida da FEB, em Várzea Grande, e na Avenida do CPA, em Cuiabá, até o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT). O prazo para conclusão das obras nesses pontos é de 150 dias.
O Sistema BRT (Bus Rapid Transit) é uma das principais apostas do governo estadual para garantir transporte coletivo eficiente, moderno e seguro, substituindo o antigo modal VLT e prometendo transformar a mobilidade urbana na região metropolitana de Cuiabá. Com a inclusão da drenagem na Avenida Prainha, a obra também ganha impacto positivo na prevenção de enchentes e melhoria da infraestrutura urbana da capital.
Share this content:
Publicar comentário