×

Homem é preso por desmatamento em área protegida e porte ilegal de arma na zona rural de Cuiabá

Homem é preso por desmatamento em área protegida e porte ilegal de arma na zona rural de Cuiabá

Um homem de 66 anos foi preso nesta quarta-feira (16) por desmatamento ilegal em unidade de conservação e porte irregular de arma de fogo, durante uma ação do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) na zona rural de Cuiabá. A operação resultou na apreensão de uma retroescavadeira e de um revólver calibre .38, carregado com cinco munições.

A equipe do BPMPA foi acionada após uma denúncia encaminhada pela Agência de Local de Inteligência (ALI), que relatava danos ambientais em uma Área de Proteção Ambiental (APA) da região de Chapada dos Guimarães. Os policiais se deslocaram até uma estância localizada nas proximidades da rodovia MT-251.

No local, os militares abordaram o proprietário do imóvel, que foi identificado como o principal suspeito. Durante a vistoria, um trabalhador foi flagrado operando a máquina retroescavadeira em uma área que dava acesso ao leito do rio Paciência.

A equipe constatou que havia desmatamento de vegetação nativa do Cerrado em uma Área de Preservação Permanente (APP), o que configura crime ambiental, já que a região está sob proteção por legislação estadual, dentro dos limites da APA.

Durante a abordagem, os policiais encontraram o revólver calibre .38 com munições intactas. Questionado sobre a posse da arma, o suspeito admitiu não possuir autorização legal.

Diante das evidências, o homem foi conduzido à Central de Flagrantes de Cuiabá, junto com o armamento e a retroescavadeira, onde foi autuado e permanece à disposição da Justiça. O caso será apurado pela Polícia Judiciária Civil, com base na legislação ambiental e de controle de armas.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário