O presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Sidney Klajner, afirmou nesta quarta-feira (23) que os mato-grossenses serão atendidos no Hospital Central de Cuiabá com padrão semelhante aos principais centros de saúde do mundo. A declaração foi feita após uma visita técnica à unidade, ao lado do governador Mauro Mendes, que celebrou o avanço da obra, já com 98% de execução concluída.
Na terça-feira (22), o Governo do Estado firmou contrato com o Einstein para gerir o hospital público, que será 100% SUS e se tornará o sexto sob administração da instituição em todo o país.
“O que está sendo entregue aqui é uma estrutura voltada à medicina de alta complexidade, com padrão de excelência internacional. O cidadão de Mato Grosso terá acesso a um serviço público de saúde que prioriza qualidade, segurança e, acima de tudo, uma experiência de atendimento humanizada – fundamental também para o processo de cura”, destacou Klajner.
Durante a visita, a comitiva percorreu áreas como UTIs adulta e pediátrica, enfermarias, e o moderno centro cirúrgico da unidade, projetado para atender casos de alta complexidade com tecnologia de ponta.
Estrutura robusta e atendimento de ponta
Com 287 leitos, sendo 60 de UTI, 36 de cuidados intermediários e 191 em enfermarias, o Hospital Central teve sua estrutura ampliada para 32 mil m² de área construída, em um investimento total que supera R$ 460 milhões – somando obras civis e aquisição de equipamentos de última geração.
A unidade contará com 11 salas cirúrgicas, além de aparelhos para exames de ressonância magnética, tomografia, raio-X, ultrassom, hemodinâmica, endoscopia e colonoscopia, com expectativa de realizar 32 mil consultas, 80 mil exames e 6,5 mil cirurgias ao ano.
Mão de obra local e capacitação contínua
Todos os profissionais que irão atuar no Hospital Central serão contratados pelo Einstein, com prioridade para a mão de obra local. A instituição também será responsável por promover a capacitação técnica dessas equipes, através de intercâmbios de conhecimento com outras unidades, tanto públicas quanto privadas, administradas pelo hospital.
O governador Mauro Mendes celebrou a parceria com o Einstein e reforçou a importância do novo hospital para a saúde pública do Estado.
“Esse será o melhor hospital de Mato Grosso e estará entre os melhores públicos do Brasil. A parceria com o Einstein é uma conquista histórica e vai elevar o padrão do atendimento à população”, declarou Mendes.
Hospital de referência no Centro-Oeste
Com a nova unidade, Mato Grosso se torna o quarto estado do país a contar com um hospital público sob gestão do Einstein, reconhecido por sua excelência em saúde e inovação. A fase pré-operacional terá duração de quatro meses, e o início dos atendimentos está previsto logo em seguida.
A visita foi acompanhada por autoridades como o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e dirigentes do Einstein, incluindo Eliezer Silva, Luciana Borges, Débora Pratali, Claudia Laselva, além de representantes técnicos e da comunicação institucional da organização.
Share this content:
Publicar comentário