Desde 2023, a implantação do IPTU Digital em Cuiabá tem proporcionado mais praticidade e eficiência para os contribuintes, ao eliminar a necessidade de emissão e entrega de carnês físicos. Com a modernização, o acesso ao imposto se tornou completamente online, permitindo que os cidadãos possam consultar, emitir e pagar seus boletos de forma rápida e segura, diretamente no site da prefeitura ou através de aplicativos bancários a qualquer hora e de qualquer lugar.
Para acessar o IPTU Digital, o contribuinte deve visitar o link Portal do Contribuinte e informar seu CPF/CNPJ ou Cadastro Imobiliário. As formas de pagamento disponíveis são Código de Barra e PIX, não sendo possível o pagamento via cartão de crédito.
Adaptação do contribuinte e sucesso na arrecadação
O auditor fiscal e Secretário Adjunto de Receita, Wilson Paulo Leite Ribeiro, explicou que, desde a implementação do IPTU Digital, não houve dificuldades significativas na arrecadação. No início, houve um aumento da demanda presencial, com os contribuintes buscando o CIAC para tirar dúvidas e imprimir o Carnê Digital. No entanto, com o tempo, os cidadãos se adaptaram, e, desde 2023, cerca de 80% das emissões de carnês são feitas diretamente no Portal do Contribuinte, sem a necessidade de suporte presencial.
“Se houver alguma dificuldade, o contribuinte pode procurar o CIAC, onde oferecemos suporte presencial para auxiliá-los”, destacou Wilson Ribeiro.
Economia de tempo e maior transparência
O Secretário Municipal de Economia, Marcelo Eduardo Bussiki, destacou que o IPTU Digital traz uma economia de tempo significativa para os cidadãos, que podem acessar suas guias sem enfrentar filas ou precisar se deslocar até os postos de atendimento. Ele também ressaltou que a facilidade de acesso ao sistema ajuda a evitar extravios e oferece mais transparência no processo.
“A transparência no processo e a facilidade de acesso também garantem maior confiança ao contribuinte”, afirmou o Secretário de Economia.
Compromisso com a modernização e otimização
O IPTU Digital é um avanço significativo que reflete o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com a modernização dos serviços públicos, proporcionando soluções mais rápidas e eficientes para os cidadãos e otimizando a gestão tributária do município.
“Consideramos que o Carnê Digital tem sido um sucesso em Cuiabá. A arrecadação está em um nível muito satisfatório, sem problemas relacionados à documentação fiscal”, concluiu Marcelo Bussiki.
Prorrogação de prazo para pagamento
A Prefeitura de Cuiabá prorrogou até o 31 de março o prazo para o vencimento da cota única e da primeira parcela do IPTU 2025, com desconto de 10% para quem realizar o pagamento à vista. O parcelamento em até oito vezes também está disponível, sem acréscimo de juros.
O Decreto 10.917/2025, assinado pelo prefeito Abílio Brunini, foi publicado na Gazeta Municipal em 14 de março. As demais parcelas seguirão as datas originais:
- Cota Única e 1ª parcela: 31/03/2025
- 2ª parcela: 14/04/2025
- 3ª parcela: 14/05/2025
- 4ª parcela: 16/06/2025
- 5ª parcela: 14/07/2025
- 6ª parcela: 14/08/2025
- 7ª parcela: 15/09/2025
- 8ª parcela: 14/10/2025
Share this content:
Publicar comentário