×

IPVA 2025: Pagamento para placas finais 5, 6 e 7 começa em abril com descontos de até 5%

IPVA 2025: Pagamento para placas finais 5, 6 e 7 começa em abril com descontos de até 5%

O mês de abril marca o início da nova etapa de vencimentos do IPVA 2025 para os donos de veículos com placas terminadas em 5, 6 e 7, no estado de Mato Grosso. Os contribuintes já podem quitar o tributo com descontos que chegam a 5% ou optar pelo parcelamento, conforme o calendário divulgado pela Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT).

Aqueles que escolherem o pagamento à vista até o dia 10 de abril terão direito ao desconto máximo de 5%. Quem preferir pagar até 22 de abril ainda garante uma redução de 3%. Após essa data, o imposto poderá ser quitado até 30 de abril, mas sem desconto, seja em cota única ou na primeira parcela do plano de até oito vezes consecutivas.

Calendário segue por finais de placas

A distribuição do IPVA 2025 continua seguindo a numeração final das placas. Veículos com terminações 8, 9 e 0 serão contemplados no mês de maio, com desconto de 5% até o dia 12 e de 3% até o dia 20. Para esses contribuintes, o prazo máximo para pagamento integral ou da primeira parcela é 30 de maio.

Quem optar pelo parcelamento deve observar que o valor de cada parcela precisa ser igual ou superior a 25% da UPF-MT (Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso) vigente no mês em que for emitida a guia. O pagamento das parcelas deve ser concluído até dezembro de 2025, sem possibilidade de prorrogação.

Emissão da guia e pontos do Nota MT

As guias para pagamento podem ser emitidas diretamente no site da Sefaz-MT, informando o Renavam ou número do chassi do veículo.

Outra forma de economizar é utilizando os pontos do programa Nota MT. Os participantes cadastrados podem obter abatimento de até R$ 700 no IPVA, além dos descontos do calendário. Para isso, é necessário resgatar os pontos antes da geração da guia de pagamento no site ou aplicativo do Nota MT. A solicitação deve ser feita com, pelo menos, dois dias de antecedência ao vencimento.

Para quem perdeu o prazo de março

Proprietários de veículos com placas terminadas em 1, 2, 3 e 4 que não realizaram o pagamento em março já perderam o direito ao desconto. Agora, o débito está sujeito à incidência de juros e multa, mas ainda é possível parcelar o valor em até seis vezes, desde que sejam observadas as mesmas regras do parcelamento comum.

Para mais informações e emissão das guias, acesse: www.sefaz.mt.gov.br

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário