×

Mato Grosso mantém ICMS de compras internacionais em 17% e descarta aumento

Mato Grosso mantém ICMS de compras internacionais em 17% e descarta aumento

Enquanto dez estados brasileiros passam a cobrar 20% de ICMS sobre compras internacionais feitas pela internet a partir desta terça-feira (1º), Mato Grosso seguirá na contramão e manterá a alíquota em 17%. A decisão foi confirmada pelo secretário de Fazenda, Rogério Gallo, que afastou qualquer possibilidade de aumento.

“Mato Grosso tem chance zero de aumentar o ICMS sobre as compras pela internet”, garantiu o secretário.

A nova tributação adotada por outros estados impacta consumidores que realizam compras em plataformas como Shein, Shopee e AliExpress, integrantes do programa Remessa Conforme, da Receita Federal. A justificativa para o reajuste é promover um equilíbrio tributário entre produtos importados e nacionais.

No entanto, Mato Grosso não vê necessidade de elevar impostos para manter essa paridade. Segundo Gallo, o estado segue investindo e crescendo de forma sustentável, sem penalizar o contribuinte.

“Nosso Estado é um dos poucos do País que investe, cresce e mantém as contas em dia sem aumentar imposto. Isso é resultado de uma gestão fiscal responsável, feita com planejamento e compromisso com a população”, concluiu o secretário.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário