Uma nova captação de múltiplos órgãos foi realizada nesta quinta-feira (27/3) no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), em uma ação coordenada pela Central Estadual de Transplantes (CET), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Foram coletados dois rins, um fígado e duas córneas, que irão beneficiar cinco pacientes que aguardam na fila de transplante.
Essa foi a segunda captação de múltiplos órgãos de 2025 no estado, realizada após a confirmação da morte encefálica do doador. No total, foram captados cinco órgãos sólidos e quatro tecidos (córneas). Em 2024, Mato Grosso registrou 13 procedimentos desse tipo, demonstrando avanços na política de captação e doação de órgãos.
Capacitação e avanço dos transplantes no estado
De acordo com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, o estado tem investido na capacitação de profissionais hospitalares, garantindo maior organização e eficiência nos processos de doação e transplante.
Ela também ressaltou a importância da retomada dos transplantes renais pelo SUS em Mato Grosso, que voltou a ser realizado em março no Hospital e Maternidade São Mateus, em Cuiabá.
“A sensibilização da sociedade e dos profissionais de saúde sobre a doação de órgãos é fundamental para ampliar o número de transplantes e salvar mais vidas”, destacou Anita.
Share this content:
Publicar comentário