×

Megaoperação desarticula rede de eletrônicos falsificados em shoppings de Cuiabá e Várzea Grande

Megaoperação desarticula rede de eletrônicos falsificados em shoppings de Cuiabá e Várzea Grande

Uma força-tarefa envolvendo a Polícia Civil, Polícia Federal e Receita Federal deflagrou, nesta terça-feira (29/4), a Operação Falsus Deviatis, que tem como alvo uma rede comercial suspeita de vender eletrônicos falsificados e importados ilegalmente em shoppings de Cuiabá e Várzea Grande.

Com a mobilização de 65 policiais federais, 72 policiais civis e 56 auditores e analistas da Receita Federal, a ofensiva cumpre 21 mandados de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de bens móveis e imóveis. As determinações judiciais foram expedidas pela 5ª Vara Federal Criminal de Mato Grosso.

A operação teve início após fiscalizações da Receita Federal, que identificaram uma grande quantidade de mercadorias de origem estrangeira sem nota fiscal e produtos com sinais claros de falsificação em lojas especializadas na venda de eletrônicos e acessórios.

Segundo as investigações, o grupo alvo da operação é formado por três redes de lojas com forte presença comercial em Cuiabá e Várzea Grande. A apuração também revelou o uso de “laranjas” para ocultar os verdadeiros donos das empresas e disfarçar o patrimônio obtido com a atividade ilícita.

A Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), participa da operação e ficará responsável pela condução das investigações sobre crimes relacionados à propriedade intelectual e às relações de consumo.

Os suspeitos poderão responder por descaminho, contrabando, associação criminosa, lavagem de dinheiro, violação de marca, concorrência desleal e ainda por comercialização de produtos impróprios ao consumo.

“Essa ação é um passo importante para coibir o comércio ilegal que prejudica o consumidor e afeta diretamente o mercado formal”, destacou um dos investigadores.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário