×

Operação cumpre 72 mandados contra grupo em MT

Operação cumpre 72 mandados contra grupo em MT

Desde as primeiras horas desta sexta-feira (01), policiais civis estão nas ruas de Primavera do Leste para cumprir 72 mandados judiciais como parte da Operação Dupla Aliança, coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) do município. A operação visa desarticular um grupo envolvido no tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

Estão sendo cumpridos 32 mandados de prisão, 34 de busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias de quatro pessoas físicas e duas empresas. As ações ocorreram em Primavera do Leste, Cuiabá e Várzea Grande.

O nome da operação, Dupla Aliança, faz alusão aos dois principais alvos, um casal que atua como gerentes de uma facção criminosa em Primavera do Leste, sendo parceiros tanto na vida pessoal quanto na prática de crimes.

As investigações revelaram em março, após a prisão em flagrante de MPAS, de 23 anos, por tráfico e posse ilegal de arma. A partir daí, a polícia descobriu uma rede de tráfico organizada, com cada membro desempenhando um papel específico. O investigado detido atuava na distribuição de maconha, com o apoio de sua esposa, CA, de 22 anos, que cuidava da contabilidade do tráfico e também coordenava uma rede de fornecimento de drogas para mulheres traficantes na região. Um irmão dela era responsável pela logística das operações.

Conforme apurado, a CA organizou a venda e distribuição de drogas por meio de mensagens no WhatsApp, onde negociava a entrega em grandes quantidades para outros traficantes da área. “A investigação demonstrada como os envolvidos agiam com profissionalismo, abordando o tráfico de drogas como fonte de sustento”, destacou o delegado da Derf, Rodolpho Bandeira.

A operação envolve 34 pessoas diretamente envolvidas no esquema, muitos dos quais usavam aplicativos de mensagens para comercializar os entorpecentes de forma explícita.

Lavagem de dinheiro

A investigação revelou que o grupo também possuía duas empresas, uma delas em Cuiabá, para movimentar o dinheiro do tráfico, caracterizando lavagem de dinheiro. Parte dos envolvidos transferia os valores obtidos com as vendas para empresas de fachada, dificultando o rastreamento dos lucros ilícitos.

A Operação Dupla Aliança conta com o apoio das Delegacias Regionais de Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis, Cuiabá, Várzea Grande e da Gerência de Operações Especiais, reforçando o esforço conjunto para combater o tráfico e a lavagem de dinheiro na região.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário