×

Operação Impetus: Polícia Civil Prende Último Alvo de Facção no Tijucal

Operação Impetus: Polícia Civil Prende Último Alvo de Facção no Tijucal

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), prendeu nesta terça-feira (13) o último foragido da Operação Impetus Tijucal, ação que tem como objetivo desmantelar uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas no bairro Tijucal, em Cuiabá.

O homem capturado foi condenado a 8 anos e 2 meses de prisão em regime fechado, conforme decisão da Sétima Vara Criminal de Cuiabá. Ele era considerado foragido desde a última fase da operação.

Ações estratégicas contra o crime organizado

A Operação Impetus Tijucal teve sua primeira fase realizada em agosto de 2021, com o cumprimento de 11 ordens judiciais. O foco era enfrentar o tráfico de entorpecentes na região e identificar conexões entre os membros da facção atuante no local.

Em janeiro de 2023, uma nova etapa foi deflagrada com 54 ordens judiciais, sendo 18 prisões preventivas e 36 mandados de busca e apreensão. Essa fase foi autorizada pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Capital (Nipo), com base em provas reunidas durante a investigação da Denarc.

Investigações sustentadas por denúncias

Durante a operação, as equipes se basearam não apenas em monitoramentos e levantamentos sigilosos, mas também em diversas denúncias anônimas recebidas pelo canal 197, o que ajudou a traçar o mapa de atuação dos criminosos e identificar lideranças do tráfico no bairro.

Facção desmantelada

Com o avanço das investigações e cumprimento das ordens judiciais, 18 pessoas foram condenadas por tráfico de drogas, associação criminosa e envolvimento com facções. O último preso, capturado nesta terça, representa o encerramento de um ciclo da operação, marcado por um trabalho persistente da equipe da Denarc.

A prisão conclui uma etapa essencial da ofensiva contra o crime organizado na capital, e reforça o comprometimento da Polícia Civil no combate ao tráfico e à atuação de facções criminosas em Mato Grosso.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário