×

Operação Inativados II: Polícia Civil Desarticula Organização Criminosa de Tráfico em Poconé, com Ramificações em Presídios

Operação Inativados II: Polícia Civil Desarticula Organização Criminosa de Tráfico em Poconé, com Ramificações em Presídios

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quarta-feira (30/04) a Operação Inativados II, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa altamente estruturada, envolvida com o tráfico de drogas e associação para o tráfico no município de Poconé, a 104 km ao sul de Cuiabá. A ação representa um duro golpe no crime organizado da região, atingindo inclusive criminosos que atuavam de dentro do sistema prisional.

Foram cumpridos 21 mandados judiciais, entre prisões preventivas, buscas e apreensões domiciliares e outras medidas cautelares, todos expedidos pela Justiça da Comarca de Poconé, com base nas investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia de Poconé.

Até o momento, três suspeitos foram presos em flagrante por tráfico de drogas, enquanto outros foram capturados por meio dos mandados: quatro em Poconé, um em Cuiabá, um na unidade prisional de Cáceres e dois na unidade prisional de Várzea Grande. Todos os detidos foram encaminhados para a Delegacia de Poconé e permanecem à disposição da Justiça.

A operação mobilizou 40 policiais civis das Delegacias Regionais de Várzea Grande e Cáceres, reforçando a força-tarefa que mira o desmonte de redes criminosas que operam de forma coordenada mesmo com membros atrás das grades.

Investigações Revelam Estrutura Complexa e Lideranças nos Presídios

A investigação começou após uma prisão em flagrante por tráfico, realizada em abril de 2024. A partir da quebra judicial do sigilo de um celular apreendido, os investigadores identificaram uma estrutura criminosa com funções bem definidas, incluindo liderança, gerência, distribuição e comercialização de entorpecentes.

Segundo a Polícia Civil, o mais grave foi constatar que parte da quadrilha operava de dentro das penitenciárias, utilizando celulares clandestinos para coordenar ações externas. Mesmo sob custódia do Estado, os criminosos davam ordens, movimentavam drogas e expandiam o alcance do grupo.

O delegado responsável pela operação, Eduardo Ribeiro, destacou a importância da ação:

Essa operação mostra que o crime não compensa e que, mesmo de dentro dos presídios, os criminosos não estão imunes à Justiça. Vamos seguir investigando para identificar e responsabilizar outros envolvidos.”

A Operação Inativados II reforça o compromisso da Segurança Pública de Mato Grosso em combater o tráfico de drogas e desarticular redes criminosas que colocam comunidades inteiras sob ameaça, usando todos os recursos legais e operacionais disponíveis.

As investigações seguem em andamento e novas prisões não estão descartadas.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário