Na madrugada deste sábado (29), a Operação Lei Seca realizada em Várzea Grande registrou dez autuações criminais, sendo nove por embriaguez ao volante – três delas associadas a outros delitos – e uma por porte ilegal de drogas. A ação, que chegou à 12ª edição em 2025, reforça o compromisso da Segurança Pública no combate ao consumo de álcool por motoristas.
De acordo com o relatório da operação, 158 veículos foram abordados e 160 condutores passaram pelo teste do bafômetro. Entre os motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool, três também apresentavam irregularidades na CNH, como carteira suspensa ou ausência de habilitação.
As abordagens ocorreram na Avenida da FEB, no bairro Manga, e se estenderam até as 3h da manhã. Como resultado, 41 veículos foram removidos – 27 carros e 14 motocicletas – e 88 autos de infração foram lavrados.
Força-tarefa integrada
A Operação Lei Seca é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), e conta com a atuação conjunta de diversas forças de segurança, como Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBM), Polícia Penal e Sistema Socioeducativo. A Guarda Municipal de Várzea Grande e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá também reforçam as equipes da Sesp em operações realizadas em seus respectivos municípios.
Penalidades severas para motoristas embriagados
Além da autuação criminal e da necessidade de pagamento de fiança para responder ao processo em liberdade, os condutores flagrados dirigindo sob efeito de álcool enfrentam multa inicial de R$ 2,9 mil, valor que pode dobrar em casos de reincidência.
O infrator também tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e perde o direito de dirigir por até 12 meses, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Share this content:
Publicar comentário