Na noite da última terça-feira (29), cerca de 450 ciclistas tomaram as ruas de Cuiabá em mais uma edição do Pedal da Semob, promovido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Desta vez, o tradicional evento foi marcado por um gesto de solidariedade e inclusão: o apoio à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O percurso de 23 km uniu esporte, engajamento social e empatia. Ao longo da ação, foram arrecadados brinquedos educativos, que serão destinados às salas multifuncionais das escolas da rede municipal, contribuindo diretamente com o aprendizado e desenvolvimento de crianças autistas.
Ação continua com pontos de arrecadação abertos
A primeira-dama e vereadora Samantha Iris participou do pedal e destacou o sucesso da iniciativa.
“A Semob abraçou a ideia e juntos conseguimos realizar esse lindo movimento. Agradeço a cada ciclista que contribuiu com a doação. E a ação continua! Quem quiser doar, mesmo sem participar do pedal, pode entregar os brinquedos no gabinete da Câmara Municipal, na Prefeitura ou na sede da Semob”, afirmou.
Ciclismo como ferramenta de inclusão
O evento contou com a presença de servidores públicos, apoiadores da causa e ciclistas voluntários, reforçando o compromisso da gestão municipal com a inclusão e a cidadania ativa. Para os participantes, foi um momento de conscientização sobre o autismo e também de estímulo à empatia.
“Mobilidade urbana não se resume ao trânsito. Ela também é sobre garantir o direito de todos aos espaços públicos. Isso inclui pessoas autistas e suas famílias”, pontuou a secretária adjunta da Semob, Regivânia Alves.
Durante o trajeto, os ciclistas receberam frutas, água e açaí, garantindo a hidratação e bem-estar dos participantes. Regivânia também reforçou que o Pedal da Semob tem, por essência, uma missão solidária:
“Estamos sempre engajados em causas sociais, e seguiremos apoiando todas as ações que promovam inclusão, como esta idealizada pela primeira-dama”.
Mobilização por uma cidade mais inclusiva
A recém-empossada secretária da Semob e vice-prefeita, coronel Vânia Rosa, destacou o alcance e a importância da ação:
“Nosso papel é promover ações que impactem a população de forma ampla. E quanto mais pessoas envolvidas, mais eficaz será o resultado. Daremos total apoio para iniciativas como essa, que aproximam o poder público da sociedade.”
O Pedal da Semob mais uma vez mostrou que atividade física, empatia e inclusão podem caminhar lado a lado, transformando a mobilidade urbana em um instrumento de transformação social.
Share this content:
Publicar comentário