Na manhã desta sexta-feira (21), a Polícia Civil de Mato Grosso deu início à Operação Verdades Ocultas, cumprindo 13 mandados judiciais contra suspeitos ligados a uma facção criminosa em Cocalinho. A ação é resultado de investigações conduzidas pela delegacia do município, que apura crimes de tortura, homicídio qualificado e ocultação de cadáver.
A intervenção policial cumpre seis mandatos de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da Comarca de Água Boa. A operação faz parte da estratégia estadual de combate ao crime organizado, dentro do programa Tolerância Zero e da Operação Inter Partes.
Crime brutal motivou as investigações
O inquérito foi instaurado após o desaparecimento de Andrey César Giacomini Xavier, visto pela última vez na madrugada de 6 de março. De acordo com as apurações, ele já havia sido alvo de um “salve” – castigo pela facção – no dia 4 de março, acusado de cometer atos libidinosos contra uma criança de sete anos.
Dois dias depois, os criminosos voltaram para a residência da vítima e os sequestraram. Desde então, não há informações sobre seu paradeiro, reforçando a suspeita de homicídio e ocultação de cadáver. Até o momento, o corpo não foi encontrado.
As investigações também revelaram que Xavier tinha ligação com o tráfico de drogas e já havia sido punido outras vezes pela própria organização criminosa. Ele costuma retornar para casa com marcas de agressões.
Facção identificada e alvos localizados
A polícia conseguiu identificar seis envolvidos no crime, sendo cinco homens e uma mulher. Dois deles ocuparam cargos de “disciplina” dentro da facção e foram apontados como os responsáveis pelas sessões de tortura contra a vítima.
Os outros suspeitos são o proprietário da casa onde sofreram as agressões, os indivíduos que acionaram a facção para aplicar o castigo e o pai da criança que teria sido abusada.
Diante das evidências, o delegado Danilo Rodrigues solicita ordens judiciais, que foram autorizadas pela Justiça. O delegado regional de Água Boa, Valmon Pereira da Silva, destacou a importância da operação no enfrentamento às organizações criminosas e à violência extrema praticada por seus membros.
Share this content:
Publicar comentário