×

Secretária de Saúde Apresenta Relatório e Destaca Desafios na Gestão de Cuiabá

Secretária de Saúde Apresenta Relatório e Destaca Desafios na Gestão de Cuiabá

Na tarde desta sexta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) divulgou o Relatório Detalhado do 3º Quadrimestre de 2024 durante uma audiência pública na Câmara Municipal. A apresentação foi conduzida pela secretária de Saúde, Lúcia Helena Barboza, que apresentou dados sobre os serviços de saúde prestados no período de setembro a dezembro de 2024, englobando tanto os serviços próprios quanto os contratados e conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A audiência contou com a presença de todos os secretários adjuntos da SMS e dos vereadores Michelle Alencar, presidente da sessão, Ildes Taques e Alex Rodrigues. Durante a exposição, Lúcia Helena detalhou a execução orçamentária e financeira, além de apresentar os resultados das auditorias realizadas no período.

A secretária ressaltou a relevância da audiência, explicando que a apresentação dos números é uma obrigação legal a cada quadrimestre. “Estamos cumprindo a formalidade exigida, apresentando os dados da gestão do prefeito anterior, no último quadrimestre”, afirmou.

Entre os principais pontos abordados, Lúcia Helena chamou a atenção para problemas graves detectados nos dados, especialmente em relação à saúde mental, internações hospitalares e morbidades que afetam a população. Segundo ela, doenças do aparelho digestivo, respiratório e traumas por acidentes continuam a ser as principais causas de internações, sobrecarregando as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Outro dado preocupante foi o número de óbitos por câncer, com destaque para os casos de mama, próstata e colo de útero. A secretária enfatizou que essas doenças são preveníveis e que a realização de exames periódicos, como a mamografia, exame de próstata e CCO, poderia evitar muitas dessas mortes. “Infelizmente, o tratamento precoce ainda não é uma realidade em larga escala”, lamentou.

Lúcia Helena também fez uma reflexão sobre a dificuldade de apresentar um relatório referente a uma gestão anterior. “É frustrante, pois os números mostram que os recursos não foram bem aproveitados. Estamos aqui para dar explicações sobre ações que não implementamos, mas nosso compromisso é mudar essa realidade a partir de agora.”

A secretária reforçou que a nova gestão tem como foco o fortalecimento da atenção primária, com um olhar atento à saúde mental e à prevenção de doenças, buscando mudar o perfil epidemiológico da cidade e melhorar o atendimento à população.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário