A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) publicou nesta terça-feira (29/04), em edição extra do Diário Oficial, o edital de chamamento para a realização de consultas públicas que decidirão sobre a conversão de 28 escolas estaduais para o modelo cívico-militar, tanto na Capital quanto no interior do estado.
As consultas serão realizadas nos dias 20 e 21 de maio, das 07h às 19h, diretamente nas unidades escolares participantes e nas sedes das Diretorias Regionais de Educação (DREs). A votação será aberta aos pais ou responsáveis legais dos alunos matriculados, além de estudantes com 16 anos ou mais.
A decisão será tomada por votação secreta, com duas opções disponíveis: “Aprovo” ou “Não Aprovo”. O resultado final de cada escola será divulgado por meio de avisos afixados nas unidades escolares, nas DREs e nas redes sociais da Seduc.
Segundo o secretário de Educação, Alan Porto, a ampliação do modelo cívico-militar atende aos anseios de muitas famílias e reforça valores como disciplina, organização e respeito. “A realização das consultas públicas demonstra o nosso compromisso com a escuta ativa da comunidade escolar, valorizando a participação de pais, alunos e educadores”, destacou.
O modelo cívico-militar mantém o currículo tradicional da rede, com os professores responsáveis pelo ensino. Já os militares da reserva contribuem com a organização, segurança e disciplina nas escolas. Para a Seduc, esse modelo fortalece a relação entre escola e comunidade, criando um ambiente mais seguro, acolhedor e propício à formação cidadã.
Em fevereiro deste ano, 32 escolas já haviam sido convertidas para o formato cívico-militar em 24 municípios. A expectativa é que, até o final de 2026, o número chegue a 100 unidades, ampliando a oferta de ensino com esse modelo em Mato Grosso. Atualmente, a rede estadual conta com 628 escolas.
Confira abaixo as 28 escolas que participarão da consulta:
- Alto Garças – Ytrio Correa
- Araputanga – Nossa Senhora de Fátima
- Barra do Garças – Senador Filinto Muller
- Brasnorte – Norma Lucia Nunes
- Campo Verde – Jupiara
- Campos de Júlio – Angelina Franciscon Mazutti
- Carlinda – Tancredo Neves
- Chapada dos Guimarães – Ana Tereza Albernaz
- Confresa – 29 de Julho
- Cuiabá – Leônidas Antero de Matos, Filogônio Correa, Heliodoro Capistrano, Ulisses Cuiabano
- Diamantino – Irmã Lucinda Facchini
- Dom Aquino – Vinicius de Moraes
- Nossa Senhora do Livramento – José de Barros Maciel
- Nova Canaã do Norte – Nova Canaã
- Paranaíta – Mario Correa da Costa
- Paranatinga – 29 de Junho
- Peixoto de Azevedo – 19 de Julho
- Pontal do Araguaia – São Miguel
- Rondonópolis – Edith Pereira Barbosa, Eunice Souza dos Santos
- São Pedro da Cipa – Irmã Miguelina Corso
- Várzea Grande – Arlete Maria da Silva, Jayme Verissimo de Campos, Elmaz Gattas Monteiro
- Vera – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
A Seduc reforça que o engajamento da comunidade escolar será determinante para os rumos dessas instituições e para a construção de uma educação cada vez mais eficiente, participativa e com foco no desenvolvimento integral dos estudantes.
Share this content:
Publicar comentário